The effect of long-term instruction on a Brazilian learner's pronunciation of regular verbs ending in -ed
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34535Palavras-chave:
verbos regulares do inglês, epêntese vocálica, instrução, estudo longitudinalResumo
Diferentemente de estudos anteriores, o presente estudo tem como objetivo principal investigar o efeito da instrução na pronúncia de verbos regulares terminados em -ed produzidos por uma brasileira, graduanda de Letras/Inglês ao longo de aproximadamente dois anos. Assim como em estudos anteriores, este estudo também avaliou a influência do contexto fonológico anterior, ortografia e proficiência na produção destes verbos. Os resultados demonstram que, depois de três semestres de estudo de pronúncia do inglês, de duas sessões de instrução de 90 minutos cada sobre a pronúncia do -ed e de instrução sobre a produção das consoantes do inglês, a inserção de epêntese vocálica, frequentemente usada por brasileiros aprendizes de inglês, diminuiu, corroborando estudos anteriores. Os resultados também mostram que os contextos não-vozeados, exceto /t/, induziram maior inserção de epêntese vocálica do que os vozeados, exceto /d/, corroborando estudos anteriores, e que verbos, nos quais /t/ e /d/ eram contextos anteriores, foram corretamente produzidos na grande maioria dos casos. A ortografia destes verbos também pareceu induzir a produção da epêntese vocálica enquanto que o aumento na proficiência na língua pareceu colaborar para diminuir este efeito.
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