FAMILIARIDADE E INTELIGIBILIDADE DA PRONÚNCIA DE APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS: UM ESTUDO COM UMA OUVINTE AMERICANA E UMA CAMARONESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34526Resumo
Este estudo focaliza a inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês para uma ouvinte americana e uma camaronesa, familiarizadas com o falar em inglês de brasileiros. Especificamente, o estudo tenciona responder duas questões: (1) Para qual das duas ouvintes a pronúncia dos aprendizes brasileiros é mais inteligível? e (2) A familiaridade das ouvintes com o falar em inglês dos brasileiros influenciou a compreensão da fala dos aprendizes? Se sim, de que forma? Dez amostras contendo aspectos de pronúncia que caracterizam o protótipo do inglês brasileiro foram apresentadas às ouvintes, que foram solicitados a: (1) escrever o que tinham ouvido; e (2) ao serem apresentadas à transcrição ortográfica da amostra, identificar palavra(s) que tivessem achado difícil, muito difícil, ou impossível de entender. Os resultados revelam que a familiaridade das ouvintes com o falar em inglês de brasileiros facilitou a compreensão das amostras de forma semelhante. Apesar disso, a fala dos aprendizes foi mais inteligível para a camaronesa. Duas variáveis podem explicar tal resultado: (1) a semelhança existente entre a forma de pronunciar palavras no inglês camaronês e no inglês dos aprendizes brasileiros; e (2) a exposição que a camaronesa tem, diferentemente da americana, a outros sotaques do inglês.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

