FAMILIARIDADE E INTELIGIBILIDADE DA PRONÚNCIA DE APRENDIZES BRASILEIROS DE INGLÊS: UM ESTUDO COM UMA OUVINTE AMERICANA E UMA CAMARONESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34526Resumen
Este estudo focaliza a inteligibilidade da pronúncia de aprendizes brasileiros de inglês para uma ouvinte americana e uma camaronesa, familiarizadas com o falar em inglês de brasileiros. Especificamente, o estudo tenciona responder duas questões: (1) Para qual das duas ouvintes a pronúncia dos aprendizes brasileiros é mais inteligível? e (2) A familiaridade das ouvintes com o falar em inglês dos brasileiros influenciou a compreensão da fala dos aprendizes? Se sim, de que forma? Dez amostras contendo aspectos de pronúncia que caracterizam o protótipo do inglês brasileiro foram apresentadas às ouvintes, que foram solicitados a: (1) escrever o que tinham ouvido; e (2) ao serem apresentadas à transcrição ortográfica da amostra, identificar palavra(s) que tivessem achado difícil, muito difícil, ou impossível de entender. Os resultados revelam que a familiaridade das ouvintes com o falar em inglês de brasileiros facilitou a compreensão das amostras de forma semelhante. Apesar disso, a fala dos aprendizes foi mais inteligível para a camaronesa. Duas variáveis podem explicar tal resultado: (1) a semelhança existente entre a forma de pronunciar palavras no inglês camaronês e no inglês dos aprendizes brasileiros; e (2) a exposição que a camaronesa tem, diferentemente da americana, a outros sotaques do inglês.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

