AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS CRÍTICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO BÁSICO: REFLEXÕES INICIAIS

Autores

  • Simone Batista Silva UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.28275

Palavras-chave:

ensino de línguas, formação de professores de inglês

Resumo

Este artigo vem discutir as transformações ocorridas no mundo contemporâneo nos diferentes âmbitos das sociedades, e as consequências dessas transformações na prática pedagógica por ocasião do ensino de língua inglesa na educação formal em contexto brasileiro. Essa nova sociedade, em que crianças e jovens têm vasto acesso às pedagogias públicas (Giroux, 2005) parece necessitar de uma urgente reformulação na prática pedagógica, de forma que a escola não perca a sua função de contribuir para que alunos historicamente situados tenham pleno acesso às formas de produção de sentidos. Assim, procura-se argumentar a favor dos Multiletramentos Críticos como uma abordagem alternativa ao ensino tradicional de línguas e discutir a importância desses na formação inicial docente de modo que esse futuro professor seja capaz de realizar em sua futura prática pedagógica uma educação voltada para os multiletramentos e a crítica.

Biografia do Autor

Simone Batista Silva, UFRRJ

Doutora em Letras, Mestre em Educação, professora de Ensino de Língua Inglesa do Departamento de Ensino e Planejamento de Ensino, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

2012-11-07

Como Citar

Silva, S. B. (2012). AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS CRÍTICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO BÁSICO: REFLEXÕES INICIAIS. Revista X, 1. https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.28275

Edição

Seção

Artigos para número atemático