A HOSPITALIDADE COMO ASPECTO FACILITADOR EM AULAS DE LEM
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.23250Palavras-chave:
hospitalidade, estrangeiro, heterogeneidade, pós-estruturalismo, LEMResumo
O objetivo do presente trabalho é refletir acerca de algumas experiências do aluno de LEM em sala de aula, considerando que esse aluno assume um papel de estrangeiro em relação ao professor, falante da língua. Tais experiências, dentre outras, seriam: pedir ajuda, fazer perguntas, tirar dúvidas em uma língua que não é a sua materna; fazer questionamentos, indagações sobre o ambiente que não é o seu "original", "natural" e como isso se dá em sala de aula. Para analisar tais situações / problemas, tomou-se por base o livro "Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar da hospitalidade", o qual nos apresenta reflexões sobre o estrangeiro, quem é o estrangeiro, como ele se comporta e o que espera quando assume essa posição. O livro nos traz também, a noção de hospitalidade, supostamente sempre oferecida pelos hospedeiros, mas nem sempre de maneira "automática". Em sala de aula a noção de hospitalidade entraria para amenizar o sentimento de exclusão e vergonha que o aluno muitas vezes pode sentir. Mas como isso acontece na prática? Quais procedimentos o professor é suposto utilizar para fazer com que o aluno se sinta bem, aprenda o novo idioma efetivamente e se sinta motivado a frequentar as aulas?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

