A COMPLEXIDADE DO ATO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS INICIANTES

Autores

  • Lesliê Vieira Mulico Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2011.22975

Palavras-chave:

Leitura Instrumental, Leitor Iniciante, Metaforização, Complexidade.

Resumo

Políticas de letramento tem colocado o ato de leitura em posição de destaque para o ensino de línguas. Todavia, apesar de professores e alunos reconhecerem a importância da leitura para a cidadania, percebo que o hábito de ler não é prontamente aderido, especialmente quando se trata de leitura literária. Da mesma forma, no âmbito do ensino de leitura instrumental em língua inglesa para iniciantes, tal fato se repete mesmo estando o aprendiz consciente do papel-chave que a língua exerce no mercado de trabalho. Observando que a leitura literária em língua mãe e a de textos técnicos em língua inglesa suscitam repulsas semelhantes, hipotetizo que a leitura de textos ficcionais em língua mãe e não-ficcionais em língua inglesa são investimentos comparáveis, pois requerem do leitor a capacidade de metaforização. A fim de demonstrar a complexidade do processo, estabeleci um diálogo entre a teoria dos atos de leitura de textos ficcionais de Wolfgang Iser (1996) e o modelo da construção de sentido de Richard Kern (1996) para analisar as relações de contingência e algumas representações mentais que um determinado texto técnico em língua inglesa requer do leitor iniciante. Portanto, constatei que textos ficcionais e não-ficcionais requerem processos mentais e representações metafóricas semelhantes.

Biografia do Autor

Lesliê Vieira Mulico, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Lesliê Mulico é especialista (2009) em Linguística aplicada ao Ensino da Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrando na área de Linguística pela mesma instituição. Desenvolve pesquisa voltada à aquisição do léxico e retenção na memória de longo prazo sob a ótica sociocognitivista. Suas áreas de interesse são: ensino-aprendizagem de línguas, aquisição do léxico em língua estrangeira, memória e neurociências

Downloads

Como Citar

Mulico, L. V. (2011). A COMPLEXIDADE DO ATO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS INICIANTES. Revista X, 2(1.2011). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2011.22975

Edição

Seção

Artigos para número atemático