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A COMPLEXIDADE DO ATO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS INICIANTES

Lesliê Vieira Mulico

Resumo


Políticas de letramento tem colocado o ato de leitura em posição de destaque para o ensino de línguas. Todavia, apesar de professores e alunos reconhecerem a importância da leitura para a cidadania, percebo que o hábito de ler não é prontamente aderido, especialmente quando se trata de leitura literária. Da mesma forma, no âmbito do ensino de leitura instrumental em língua inglesa para iniciantes, tal fato se repete mesmo estando o aprendiz consciente do papel-chave que a língua exerce no mercado de trabalho. Observando que a leitura literária em língua mãe e a de textos técnicos em língua inglesa suscitam repulsas semelhantes, hipotetizo que a leitura de textos ficcionais em língua mãe e não-ficcionais em língua inglesa são investimentos comparáveis, pois requerem do leitor a capacidade de metaforização. A fim de demonstrar a complexidade do processo, estabeleci um diálogo entre a teoria dos atos de leitura de textos ficcionais de Wolfgang Iser (1996) e o modelo da construção de sentido de Richard Kern (1996) para analisar as relações de contingência e algumas representações mentais que um determinado texto técnico em língua inglesa requer do leitor iniciante. Portanto, constatei que textos ficcionais e não-ficcionais requerem processos mentais e representações metafóricas semelhantes.

Palavras-chave


Leitura Instrumental; Leitor Iniciante; Metaforização; Complexidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2011.22975