A COMPLEXIDADE DO ATO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS INICIANTES
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.2011.22975Palavras-chave:
Leitura Instrumental, Leitor Iniciante, Metaforização, Complexidade.Resumo
Políticas de letramento tem colocado o ato de leitura em posição de destaque para o ensino de línguas. Todavia, apesar de professores e alunos reconhecerem a importância da leitura para a cidadania, percebo que o hábito de ler não é prontamente aderido, especialmente quando se trata de leitura literária. Da mesma forma, no âmbito do ensino de leitura instrumental em língua inglesa para iniciantes, tal fato se repete mesmo estando o aprendiz consciente do papel-chave que a língua exerce no mercado de trabalho. Observando que a leitura literária em língua mãe e a de textos técnicos em língua inglesa suscitam repulsas semelhantes, hipotetizo que a leitura de textos ficcionais em língua mãe e não-ficcionais em língua inglesa são investimentos comparáveis, pois requerem do leitor a capacidade de metaforização. A fim de demonstrar a complexidade do processo, estabeleci um diálogo entre a teoria dos atos de leitura de textos ficcionais de Wolfgang Iser (1996) e o modelo da construção de sentido de Richard Kern (1996) para analisar as relações de contingência e algumas representações mentais que um determinado texto técnico em língua inglesa requer do leitor iniciante. Portanto, constatei que textos ficcionais e não-ficcionais requerem processos mentais e representações metafóricas semelhantes.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

