La Pasantía Supervisionada: donde los paisajes de acción y los paisajes de conciencia convergen y los profesores empiezan a construir la identidad
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2009.15796Palabras clave:
estágio supervisionado, construção de identidade, pesquisa etnográfica, formação de professor, observação participanteResumen
Argumentando em favor do estágio supervisionado do professor-aluno (estagiário) nos cursos de Licenciatura, neste caso especificamente nos cursos de Língua Inglesa, o artigo trata de um estudo de caso que contou com entrevistas com ex-estagiários, além de argumentos teóricos, para sustentar uma abordagem etnográfica, dialética, interativa, participativa e transformadora durante o estágio. Defende uma prática flexível suficiente para dar conta tanto das variáveis em termos das identidades e narrativas dos agentes envolvidos, quanto da natureza transformadora dessa pesquisa inicial da carreira profissional do futuro professor. Sustenta que uma abordagem de estágio supervisionado que visa desenvolver uma experiência participativa, em que o estagiário reflete sobre sua própria formação e transforma-se em produtor de conhecimento (ao invés de reprodutor), proporciona uma formação mais proveitosa.
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