Uma análise dos setores exportadores das economias brasileira e paranaense

Autores

  • Luciano Nakabashi UFPR
  • Luis Esteves UFPR
  • Marcio José Vargas da Cruz UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i2.27421

Palavras-chave:

Economia paranaense, Comércio internacional, Exportações.

Resumo

O cenário internacional tem sido favorável tanto à economia brasileira, quanto à paranaense, por conta do aumento dos preços das commodities no mercado internacional, o qual tem compensado parcialmente a valorização da taxa de câmbio. Entretanto, além do menor fôlego observado no crescimento recente das exportações, a mudança de preços relativos tem gerado importantes alterações na composição das exportações, caracterizada pelo aumento da participação dos bens básicos a partir de 2006. Além disso, destaca-se o aumento da participação dos pequenos parceiros comerciais entre os receptores de bens exportados pelo Brasil, o que também tem sido observado para o caso da economia paranaense.

Biografia do Autor

Luciano Nakabashi, UFPR

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Departamento de Economia da Universidde Federal do Paraná (UFPR).

Luis Esteves, UFPR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Marcio José Vargas da Cruz, UFPR

Professsor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Como Citar

Nakabashi, L., Esteves, L., & Cruz, M. J. V. da. (2008). Uma análise dos setores exportadores das economias brasileira e paranaense. Revista Economia & Tecnologia, 4(2). https://doi.org/10.5380/ret.v4i2.27421

Edição

Seção

ARTIGOS