Fatores diferenciais e estruturais na localização e crescimento da população rural no oeste do Paraná

Autores

  • Ricardo Rippel Unioeste
  • Jandir Ferrera de Lima Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.5380/ret.v4i2.27420

Palavras-chave:

Análise Regional, População, Paraná, Desenvolvimento urbano, Desenvolvimento rural.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar os fatores diferenciais e estruturais que influenciam na localização da população urbana e rural nos municípios do Oeste paranaense no período de 1970 a 2000. Para alcançar esses objetivos utilizou-se o método diferencial estrutural, também conhecido como shift-share, pois o mesmo quantifica o padrão de crescimento e localização da população por domicílio entre os municípios.

Biografia do Autor

Ricardo Rippel, Unioeste

Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor adjunto do Colegiado de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC).

Jandir Ferrera de Lima, Unioeste

Ph.D. em Desenvolvimento Regional pela Université du Québec à Chicoutimi (UQAC), Canadá. Professor adjunto do Colegiado de Economia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC). 

Downloads

Como Citar

Rippel, R., & Lima, J. F. de. (2008). Fatores diferenciais e estruturais na localização e crescimento da população rural no oeste do Paraná. Revista Economia & Tecnologia, 4(2). https://doi.org/10.5380/ret.v4i2.27420

Edição

Seção

ARTIGOS