UM RESGATE HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DA MULHER DE PIRAQUARA

Autores

Resumo

A pesquisa visou resgatar como se deu a implantação da rede de proteção a mulher em situação de violência doméstica no município de Piraquara/PR. Para o alcance dos objetivos, foi realizada pesquisa de campo em novembro do 2023, de natureza qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com três sujeitos significativos do processo de implantação.  Os materiais coletados foram analisados à luz da técnica da análise de conteúdo. Os resultados das análises das entrevistas possibilitaram reconhecer como a participação de diferentes atores sociais de forma intersetorial consolidou a rede de proteção eficaz para pessoas em situação de risco para a violência no município. 

Biografia do Autor

Silvana Maria Escorsim, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Profa. Silvana Maria Escorsim
Doutora em Serviço Social pela PUC - SP.
Pós-doutorado em Serviço Social pela UFRJ.
Docente da Câmara do Curso de Serviço Social da UFPR - Setor Litoral

Rebekka Rinklin, UFPR

Psicóloga (Unidombosco/ 2009); Especialista na Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar (UFPR/ 2024). Secretária da Política de Assistência Social do Município de Piraquara/PR.

Downloads

Publicado

2025-04-15 — Atualizado em 2025-04-15

Versões

Como Citar

Escorsim, S. M., & Rinklin, R. (2025). UM RESGATE HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DA MULHER DE PIRAQUARA . Revista Resistência Litoral, 1(4). Recuperado de https://revistas.ufpr.br/resistencialitoral/article/view/97508

Edição

Seção

Artigos Temáticos