Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Resistência Litoral tem o objetivo de publicar produções cientificas atuais e relevantes relacionadas ao Serviço Social, abrangendo temáticas das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Direitos Humanos, Trabalho, Questão Social, Políticas Sociais, Fundamentos e Formação Profissional do Assistente Social.

A defesa pela perspectiva interdisciplinar, partindo do acúmulo teórico político do Serviço Social, justifica-se pelo pressuposto do conhecimento, enfrentamento aos desafios sociais contemporâneos que não são exclusivos a uma profissão ou área do conhecimento. Essa compreensão requisita um profícuo diálogo entre as diversas disciplinas elencadas numa perspectiva interdisciplinar.

É uma revista científica de periodicidade semestral, eletrônica, on-line em open access, de circulação nacional, com inserção em países de língua portuguesa. Por seu vínculo com a universidade pública, contribui para a socialização do conhecimento científico, para construção de espaços de debates, pesquisas, análises e relatos de experiências.

Processo de Avaliação pelos Pares

O corpo de avaliadores é formado por pesquisadores das seguintes áreas: Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas. Os trabalhos recebidos terão submissões abertas e serão encaminhados para no mínimo dois avaliadores em processo de pares cego, no qual os avaliadores não tem acesso aos nomes dos autores e vice-versa.

Os avaliadores da revista utilizarão uma planilha padrão de avaliação, contendo as opções: aprovado, aprovado com modificações (que deverão ser indicadas) e reprovado para publicação.

 

Periodicidade

É uma revista científica de periodicidade semestral (duas vezes ao ano), eletrônica, on-line em open access, de circulação nacional, com inserção em países de língua portuguesa. Por seu vínculo com universidade pública, contribui para a socialização do conhecimento científico, para construção de espaços públicos de debates, pesquisas, análises e relatos de experiências.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista não cobra taxa para submissão e/ou publicação.

Histórico do periódico

A Revista Resistência Litoral foi pensada e planejada no início do ano de 2018, sendo efetivamente criada em 2020 após reuniões do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Serviço Social da UFPR - Litoral, ano em que o Setor Litoral da UFPR completou 15 anos. A revista tem peridiocidade semestral e pública  pesquisas científicas, diagnósticos e reflexões acerca da profissão e áreas afins.