Demandas Apresentadas ao Serviço Social da Urgência e Emergência Adulto do Hospital de Clínicas- UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rrl.v1i3.93146Palavras-chave:
Exercício profissional, Formação Profissional, SaúdeResumo
O estudo buscou conhecer as demandas apresentadas pelos pacientes e familiares/acompanhantes atendidos pelo Serviço Social da Unidade de Urgência e Emergência Adulto do Complexo Hospital de Clínicas- UFPR. Objetivou- se analisar e sistematizar as demandas de acordo com a realidade profissional e institucional. Trata- se de uma pesquisa documental de natureza quantitativa; os materiais utilizados para coleta de dados foram livros Ata utilizados pelo Serviço Social para descrição dos atendimentos que ocorreram no período de 01/03/18 a 01/05/18. Após a leitura, os dados foram transferidos para plataforma Google Forms, categorizados e submetidos a análise estatística. Como resultados, obteve-se que a categoria Acompanhamento de Rotina mostrou-se presente na atuação profissional dos assistentes sociais da unidade, destacando-se a relevância para os pacientes e familiares/acompanhantes atendidos, visto que o fluxo de usuários da instituição passa pelo Serviço Social e geralmente possui vínculo com este serviço. A categoria Trabalho Multiprofissional revela que a inserção do assistente social no Plano Multiprofissional reafirma o espaço de trabalho e pertencimento a equipe, fortalecendo-se os vínculos entre as profissões e traduzem-se os determinantes sociais que incidem na vida do paciente. Na categoria Comunicação, a maior demanda foram os contatos telefônicos, entre eles o de alta hospitalar, a saber que esta intervenção não é de cunho privativo do assistente social, ressaltando a necessidade de se debater entre as diversas profissões e com a instituição o esclarecimento das Competências e Atribuições Privativas do/a Assistente Social. Para isso, compreende-se o ajuste parcial dos fluxos existentes e planos de trabalho dos profissionais.
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