Open Journal Systems

O Trabalho Social com Idosos no SESC Caiobá: Uma análise do Perfil dos Participantes

zilma ribeiro de souza

Resumo


A proposta de estudo está vinculada ao Projeto Social: “Trabalho Social com Grupos de Idosos” no SESC Caiobá no período de estágio em Serviço Social (2017-2018). O processo metodológico compreendeu no estudo de dados bibliográficos, pesquisas em websites e análise de entrevistas presentes na ficha cadastral dos usuários. Utilizamos a produção de um questionário para obter dados quantitativos na produção do perfil socioeconômico dos idosos participantes do projeto. Recorremos ainda a uma entrevista semiestrutura a fim de compreender o significado do grupo de convivência para os idosos. Esse estudo pretende contribuir com o registro das atividades desenvolvidas pelo Serviço Social no SESC, bem como apresentar subsídios para o planejamento das atividades com o grupo de idosos. O idoso vem a cada dia desafiando instituições e profissionais capacitados para atendem suas demandas, os grupos de convivência é um espaço de múltiplas experiências que possibilita trocas mutuas de afeto e cumplicidade, essa troca contribui para afastar a solidão que permeia a pessoa idosa advinda do processo de exclusão social.


Palavras-chave


Grupo de convivência. SESC. Idosos.

Texto completo:

PDF

Referências


FALEIROS, Vicente P. Metodologia e ideologia do trabalho social. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.

FRIDEMANN, John. Empowerment Uma Política de Desenvolvimento Alternativo.Oeiras: Celta Editora, 1996

NETTO, José Paulo e BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. Biblioteca Básica/Serviço Social. São Paulo, Cortez, 2006. CARDOSO, Luiz Antônio.

NETO, J.D; NAKAMURA, A.S; CORTEZ, L.E.R; YAMAGUCI, M.U. Doenças sexualmente transmissíveis em idosos: uma revisão sistemática. Ciênc. saúde colet. 20 (12) Dez 2015. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2015.v20n12/3853-3864/ acessado em : 06/12/2018.

OLIVEIRA, Adriana Lucinda. O processo de empoderamento de mulheres trabalhadoras em empreendimentos de economia solidária. 2004. . Dissertação (Mestrado em Serviço Social)- Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SAFFIOTI, Heleieth. Rearticulando Gênero e Classe Social. In: COSTA, Bruschini. Uma Questão de Gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos & Fundação Carlos Chagas, 1992, p. 183- 215.

SESC. Manual de Trabalho Com Grupos. Departamento Regional/ Divisão de Saúde e Ação Social. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rrl.v1i2.83008

Apontamentos

  • Não há apontamentos.