O DIÁLOGO SOBRE O ENSINO RELIGIOSONA HISTÓRIA DA IGREJA DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v10i2.82116

Palavras-chave:

História da Educação, Ensino Religioso, Igreja Católica

Resumo

Este artigo é um segundo relatório resultante do Programa de pesquisa Concepções e recursos do Ensino Religioso no Projeto Concepção e Produção visando compreender este componente curricular no cenário brasileiro é fundamental verificar a inserção da Igreja Católica Apostólica Romana no contexto escolar nacional, pois desde que o Estado assumiu ser laico e retirou as questões religiosas do currículo a ICAR. Este artigo é consequência da pesquisa qualitativa e documental que explicita a contribuição Católica por meio da CNBB para a configuração desta disciplina. Para tal, foram utilizados documentos e textos desta instituição eclesial e da história da educação para articular este percurso histórico.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

Livre Docente e Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Geografia da Religião pela Universidade Federal do Paraná, Pós-Doutor em Ciência da Religião pela Universidade do Estado do Pará; Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pela PUCSP; Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG; Licenciado em Pedagogia pela UNIUBE; Bahcarel em Ciências Religiosas.

Terezinha Sueli Rocha, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)

Mestre em Teologia (PUC-PR). Graduada em Pedagogia (PUC-PR). Pesquisadora do IPFER.

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Junqueira, S. R., & Rocha, T. S. (2021). O DIÁLOGO SOBRE O ENSINO RELIGIOSONA HISTÓRIA DA IGREJA DO BRASIL. Revista Relegens Thréskeia, 10(2), 145–159. https://doi.org/10.5380/rt.v10i2.82116

Edição

Seção

Seção Temática