DESAFIOS, CONQUISTA E LIMITES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA PRELAZIA DE TEFÉ A PARTIR DAS CARTAS DE DOM MARIO NA DÉCADA DE 1980

Autori

  • Vogran Leluia Rodrigues dos Santos FAMETRO (TEFÉ)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v11i1.85625

Parole chiave:

Evangelização, Prelazia de Tefé (AM), Sínodo da Amazônia, Documento de Santarém, Cartas.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pela Igreja Católica na Amazônia. Partindo do Sínodo da Amazônia e tendo como referencial o documento de Santarém, a distância entre os dois documentos reserva dados significativos da Igreja na Amazônia. De modo particular o Sínodo da Amazônia, numa releitura da presença da Igreja nestas terras, lança novas propostas quanto do Documento de Santarém publicado anos anteriores apresenta as tomadas de decisões. A presente investigação utilizou-se do método qualitativo de cunho bibliográfico, portando em sua estratégia um recorte cronológico na região especifica da Prelazia de Tefé. A partir das análises foi possível mapear significativas questões que implicaram na atuação da Prelazia de Tefé, na região do Médio Solimões. O recorte cronológico foi a década de 1980, as cartas revelam uma plataforma de exigências e correspondências que apresentam o panorama da Igreja numa região de grande extensão territorial, sendo difícil o atendimento à todos que precisam. Esse momento também foi muito frutífero as soluções encontradas pela Igreja Católica. As cartas trazem consigo um corpo fidedigno de dados e fatos, ao passo que o desejo do Bispo era conceder informação para que os seus interlocutores acompanhassem o processo de evangelização da Prelazia de Tefé. Utilizamos autores tais como: Hummes, Mata, Martins e Machado, Pereira, Prodanov e Freitas e Schaeken para subsidiar teoricamente nossas análises.

Biografia autore

Vogran Leluia Rodrigues dos Santos, FAMETRO (TEFÉ)

Formado em filosofia pela Universidade Católica de Brasília, formado em teologia pela Universidade São Boaventura na Itália, pós-graduação em Direito Canônico Matrimonial pela Universidade Católica de Salvador, mestrado em Ciências da Educação pela Universidade SAINT ALCUIN OF YORK ANGLICAN COLLEGE no Chile.

Riferimenti bibliografici

HUMMES, Cardeal dom Cláudio. Desafios evangelizadores na Amazônia. Disponível em: https://www.vidapastoral.com.br/edicao/desafios-evangelizadores-na-amazonia/. Acessado em 24/05/2022.

MATA, Raimundo Possidônio Carrera da. Disponível em: DEBATE: A IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fFTlEOvJoJIJ:www.revistaterceiramargem.com/index.php/terceiramargem/article/viewFile/113/90+&cd=13&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acessado em 24/05/2022.

MATINS, Rodrigo Perla; MACHADO, Carlos R. S. Identidade, Movimentos e Conceitos: Fundamentos para discussão da realidade brasileira. Novo Hamburgo-RS: Universidade FEEVALE, 2013.

NETO, D. Mario Clemente. Vim para servir: como ser igreja no coração da Amazônia. Brasília: Edições CNBB, 2018.

PEREIRA, Ray. Que diferença faz?: escolhas que marcam. São Paulo-SP: Casa do Psicólogo, 2003.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE, RS, 2013.

SCHAEKEN, Raimunda Gil. Neto, 2018 Clemente Neto CSSp: um missionário à Serviço no Amazonas. Manaus-AM: Santa Luzia, 2021.

Pubblicato

2022-07-05

Come citare

Rodrigues dos Santos, V. L. (2022). DESAFIOS, CONQUISTA E LIMITES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA PRELAZIA DE TEFÉ A PARTIR DAS CARTAS DE DOM MARIO NA DÉCADA DE 1980. Revista Relegens Thréskeia, 11(1), 32–50. https://doi.org/10.5380/rt.v11i1.85625

Fascicolo

Sezione

Seção Temática