PAUL RICOEUR E A FILOSOFIA DA RELIGIÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v9i1.73000Parole chiave:
Paul Ricoeur, Filosofia da Religião, reflexividade.Abstract
Paul Ricoeur (1913-2005) é um dos mais importantes filósofos contemporâneos e nunca deixou de afirmar que, mesmo sendo filósofo, era crente. Sendo assim, a obra de tal autor é um lugar privilegiado para o estudo da temática religiosa. Deste modo, o presente artigo pretende apresentar quais são as bases da filosofia da religião de Paul Ricoeur e avaliar sua originalidade. Cremos que se a originalidade da hermenêutica filosófica se dá por meio de sua reflexividade, do mesmo modo se dará sua originalidade no campo da filosofia da religião.
Riferimenti bibliografici
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Edições Paulinas, 1985. 2366 p.
CAMÕES, Luís de. Sonetos. Disponível em: <<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000164.pdf >>. Último acesso em 08 jan. 2020.
GRECO, Carlo. A experiência religiosa: essência, valor, verdade - um roteiro de filosofia da religião. Tradução: Alda da Anunciação Machado. São Paulo: Loyola, 2009. 255 p.
MENESES, Paulo. Introdução. In. RICOEUR, Paul; A hermenêutica bíblica. São Paulo: Loyola, 2006. p. 1-74.
RICOEUR, Paul. A Crítica e a Convicção. Tradução: António Hall. Lisboa: Edições 70, 1995. 254 p. (Biblioteca de filosofia contemporânea).
RICOEUR, Paul. Leituras 2: a região dos filósofos. Tradução: Marcelo Perini e Nicolás Nymi Campanário. São Paulo: Loyola, 1996a. 343 p.
RICOEUR, Paul. Leituras 3: nas fronteiras da filosofia. Tradução: Nicolás Nymi Campanário. São Paulo: Loyola, 1996b. 205 p.
RICOEUR, Paul. Amor e justiça. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a. 114 p.
RICOEUR, Paul. Vivo até a morte. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b. 97 p.
SOUZA, Vitor Chaves de. A dobra da religião em Paul Ricoeur. Santo André: Kapenke, 2017. 459 p.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
