A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v8i1.68097Palabras clave:
Ciências da religião, professores, ensino religioso, experiência formativa.Resumen
Neste artigo, pretende-se expor a experiência formativa de professores de ensino religioso no contexto da primeira turma do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A revisão de literatura na área de formação de professores de ensino religioso aponta no sentido de uma preocupação muito acentuada com a formação continuada desses docentes e pouca preocupação com a formação inicial em licenciaturas de Ciências da Religião. Defende-se, assim, a importância de que os docentes de ensino religioso se formem em cursos de licenciatura específica. A metodologia da pesquisa norteou-se pela aplicação de questionário para os formados nessa primeira turma na UENP. Os resultados evidenciam um impacto não apenas epistemológico na concepção do ensino religioso após a formação em Ciências da Religião, como também uma mudança de visão didática sobre o que constitui a identidade de ser professor de ensino religioso.
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