A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v8i1.68097

Palabras clave:

Ciências da religião, professores, ensino religioso, experiência formativa.

Resumen

Neste artigo, pretende-se expor a experiência formativa de professores de ensino religioso no contexto da primeira turma do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A revisão de literatura na área de formação de professores de ensino religioso aponta no sentido de uma preocupação muito acentuada com a formação continuada desses docentes e pouca preocupação com a formação inicial em licenciaturas de Ciências da Religião. Defende-se, assim, a importância de que os docentes de ensino religioso se formem em cursos de licenciatura específica. A metodologia da pesquisa norteou-se pela aplicação de questionário para os formados nessa primeira turma na UENP. Os resultados evidenciam um impacto não apenas epistemológico na concepção do ensino religioso após a formação em Ciências da Religião, como também uma mudança de visão didática sobre o que constitui a identidade de ser professor de ensino religioso.

Biografía del autor/a

Alfredo Moreira da Silva, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP , Especialista em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP , Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP . Professor Adjunto e Diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação no Campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em História das Religiões na mesma instituição. Ampla experiência na docência e em atividades administrativas e técnicas nas áreas de História, Administração e Educação. Interesses na pesquisa : Epistemologia , Ética nas Organizações, História do Brasil e Ciências da Religião. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/1213546083548866. Acessado em 22/01/2021)

Fábio Antonio Gabriel, UEPG-Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Teologia. Especialista em Ética; Ensino de Filosofia e Sociologia; Ensino Religioso. Foi bolsista de doutorado CAPES/Fundação Araucária. Professor de Filosofia da Rede Estadual do Paraná (20 horas) Tem experiência docente no ensino superior e no ensino médio. Áreas de pesquisa: Ensino de Filosofia; Estágio Supervisionado; Ética; Filosofia Contemporânea; Formação de Professores; Ensino Religioso. (Fonte: http://lattes.cnpq.br/7635785260404285. Acessado em 22/01/2021)

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Publicado

2019-08-30

Cómo citar

da Silva, A. M., & Gabriel, F. A. (2019). A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. Revista Relegens Thréskeia, 8(1), 31–53. https://doi.org/10.5380/rt.v8i1.68097

Número

Sección

Artigos