ATEÍSMOS NO BRASIL: APRESENTANDO A OBRA O ATEÍSMO NO BRASIL (2020)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v10i2.82437Palavras-chave:
Ateísmo, Historiografia, Comunismo, Ciberateísmo, Feminismo.Resumo
Neste artigo temos por objetivo principal apresentar tópicos da obra O Ateísmo no Brasil: os sentidos da descrença nos séculos XX e XXI, de Ricardo Oliveira da Silva, historiador e professor da UFMS (campus de Nova Andradina). Os tópicos que selecionamos para apresentar e comentar foram: “As definições de ateísmo” (2020, p. 14-17); “O ateísmo na historiografia brasileira” (p. 17-29); “O ateísmo materialista na obra de intelectuais comunistas brasileiros” (p. 129-138); “A criação da Revista Ateísta” (p. 198-218); e “Ateísmo e feminismo” (p. 215-218). Como se pode notar, as discussões desta produção perpassam por definições de ateísmo; pela construção historiográfica desse ateísmo; pela chegada desse pensamento ateísta no Brasil; como as pesquisas nacionais estão lidando com essa temática do ateísmo; o movimento ateísta organizado e a criação de meios de divulgação, como revistas e sites; a questão feminina na educação científica e no ateísmo. Para cada um desses temas, criamos tópicos próprios, que serão comentados em nossas considerações no final deste artigo.
Referências
BAGGINI, J. Ateísmo: uma breve introdução. Porto Alegre: L&PM, 2016.
BRANDÃO, O. O primado da natureza – ciência e filosofia. Revista Brasiliense, São Paulo, n. 37, p. 115-128, 1961.
CLITEUR, P. The Definition of Atheism. Journal of Religion and Society, v. 11, p. 1-23, 2009.
LEDREW, S. Scientism, Humanism, and Religion: the New Atheism and the Rise of Secular Movement. 2013.
MARTIN, M. (org.). Um mundo sem Deus: Ensaios sobre ateísmo. Lisboa: Edições 70, 2010.
MINOIS, G. História do ateísmo: os descrentes no mundo ocidental, das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
PRADO JÚNIOR, C. Dialética do conhecimento. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1952 (dois tomos).
REVISTA ATEÍSTA. A difícil tarefa de ser ateu no Brasil. Revista Ateísta, s/l., n. 5, p. 22-25, 2014. (Matéria de capa).
SILVA, G. As mulheres e a ciência. Revista Ateísta, s/l., n. 8, p. 24-25, 2018.
SILVA, G. O ateísmo e as mulheres. Revista Ateísta, s/l., n. 7, p. 26-27, 2016.
SILVA, Ricardo Oliveira da. O ateísmo no Brasil: os sentidos da descrença nos séculos XX e XXI. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2020.
THROWER, J. Breve história do ateísmo ocidental. Lisboa: Edições 70, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).