PAUL RICOEUR E A FILOSOFIA DA RELIGIÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v9i1.73000Palavras-chave:
Paul Ricoeur, Filosofia da Religião, reflexividade.Resumo
Paul Ricoeur (1913-2005) é um dos mais importantes filósofos contemporâneos e nunca deixou de afirmar que, mesmo sendo filósofo, era crente. Sendo assim, a obra de tal autor é um lugar privilegiado para o estudo da temática religiosa. Deste modo, o presente artigo pretende apresentar quais são as bases da filosofia da religião de Paul Ricoeur e avaliar sua originalidade. Cremos que se a originalidade da hermenêutica filosófica se dá por meio de sua reflexividade, do mesmo modo se dará sua originalidade no campo da filosofia da religião.
Referências
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Edições Paulinas, 1985. 2366 p.
CAMÕES, Luís de. Sonetos. Disponível em: <<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000164.pdf >>. Último acesso em 08 jan. 2020.
GRECO, Carlo. A experiência religiosa: essência, valor, verdade - um roteiro de filosofia da religião. Tradução: Alda da Anunciação Machado. São Paulo: Loyola, 2009. 255 p.
MENESES, Paulo. Introdução. In. RICOEUR, Paul; A hermenêutica bíblica. São Paulo: Loyola, 2006. p. 1-74.
RICOEUR, Paul. A Crítica e a Convicção. Tradução: António Hall. Lisboa: Edições 70, 1995. 254 p. (Biblioteca de filosofia contemporânea).
RICOEUR, Paul. Leituras 2: a região dos filósofos. Tradução: Marcelo Perini e Nicolás Nymi Campanário. São Paulo: Loyola, 1996a. 343 p.
RICOEUR, Paul. Leituras 3: nas fronteiras da filosofia. Tradução: Nicolás Nymi Campanário. São Paulo: Loyola, 1996b. 205 p.
RICOEUR, Paul. Amor e justiça. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a. 114 p.
RICOEUR, Paul. Vivo até a morte. Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b. 97 p.
SOUZA, Vitor Chaves de. A dobra da religião em Paul Ricoeur. Santo André: Kapenke, 2017. 459 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
