ELEMENTOS DO PENSAMENTO DO FRANCISCO SOBRE EDUCAÇÃO: Um projeto para além das fronteiras religiosas

Valéria Andrade Leal

Resumo


O presente trabalho é o resultado de análise documental dos principais discursos do Papa Francisco sobre a educação, sem esquecer textos programáticos como a Evangelii Gaudium e Laudato Sì e o texto “Educar ao humanismo solidário”, da Congregação para Educação Católica. Visa destacar os principais elementos do pensamento do Papa Francisco acerca da educação, bem como provocar reflexão no meio escolar acerca de como tais mensagens mobilizam ações concretas e refletir acerca das relações humanas na própria escola. A investigação aponta para uma ação educativa que tem em vista um projeto de humanidade, por isso o humanismo solidário. Francisco destaca a importância de educar a pessoa na sua integralidade e a necessidade de prepará-la para viver em sociedade e pensar no bem comum. Seus gestos e palavras são coerentes e expressam posicionamentos claros acerca da necessidade de promover, por um pacto educativo entre família, escola, sociedade e Igreja, a transformação da sociedade para maior solidariedade e diálogo, sem desconsiderar, para as instituições católicas, a dimensão da fé e da esperança cristã.

Palavras-chave


Educação. Humanismo solidário. Transformação social

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v7i2.62565