Open Journal Systems

A Educação Adventista por Ellen White

Juliana Neri Munhoz

Resumo


Neste artigo buscaremos compreender um pouco mais sobre a educação adventista proposta por Ellen White, apontando alguns elementos que serviram de base para uma boa educação na visão de Ellen White. A origem da educação adventista vem do pensamento religioso adventista e de sua orientação teológica advêm do protestantismo norte- americano do século XIX e possui influências de grupos como os anabatistas, restauracionistas e millerianos. Este estudo foi realizado para compreensão da presença de alunas e alunos não- confessionais, ou não adventistas na rede educacional adventista de Cotia- SP.

Palavras-chave


Educação; Ensino Religioso; Educação Confessional

Texto completo:

PDF

Referências


KNIGHT, George R. A visão apocalíptica e a neutralização do adventismo. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí- São Paulo, 2010.

KNIGHT, George R. Em busca de identidade. O desenvolvimento das doutrinas adventistas do sétimo dia. Ed. Casa Publicadora Brasileira. Tatuí- São Paulo, 2011.

MAINWARING, Scott. A Igreja Católica e a Política no Brasil. Ed. Brasiliense, 1989.

MARTINS, Enilce Barbosa. Educação como obra missionária: a educação como instrumento de difusão da filosofia adventista. Tese de Mestrado em Ciências da Religião- PUC -SP, 2008.

MATOS, Josmar Sionti Arrais. Memória e História do trabalho missionário adventista no Brasil. Tese de mestrado em História na PUC- SP, São Paulo,1993.

MAXUELL, C.Mervyn. História do Adventismo. Casa Publicadora Brasileira, Santo André- São Paulo, 1ª edição.1982.

SITES:

MENSLIN, Douglas Jeferson. Perfil do professor de Ensino Religioso nos anos iniciais do ensino fundamental da rede educacional adventista no sul do Brasil. Tese de Mestrado- PUC PR, 2009. Disponível no site: http://www.gper.com.br/documentos/pos_graduacao/dissertacao_douglas_menslin.pdf Acesso dia 01/06/2012.

SANTOS, Ivanaldo. O tomismo militante: o discurso- ação de Plinio Corrêa de Oliveira. Artigo publicado na Revista Eletrônica de Estudos Tomistas Aquinate, n.9, 2009. Disponível no site: http://www.revolucaocontrarevolucao.com/verartigo.asp?id=182 Acesso dia 12/01/2012.

KNIGHT, George. Os alvos da educação adventista: uma perspectiva histórica. Revista de educação adventista. Número 13 de 2001. Disponível no site: http://circle.adventist.org//files/jae/po/jae2001po130506.pdf Acesso dia 29/9/2011.

SILVA, Marcos. A penetração adventista no Brasil. Site da HISTEDBR- Navegando na história da educação brasileira. 20 de julho de 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rt.v2i1.32680