O Ensino Religioso no Paraná: Uma Nova Perspectiva de Conhecimento

Autores

  • Diná Raquel Daudt Costa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Carolina do Rocio Nizer Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32671

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Área de conhecimento, DCE de Ensino Religioso, Formação continuada.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar o processo de construção e implementação da disciplina de Ensino Religioso nas Escolas Públicas do Estado do Paraná como área de conhecimento, atendendo assim, as legislações vigentes que vedam a prática das aulas confessionais, além de propor a superação das aulas ditas de valores. Para alcançar este objetivo a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), por meio do Departamento de Educação Básica (DEB), construiu coletivamente um documento orientador denominado “Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Pública Estadual do Paraná. Ensino Religioso (DCE de Ensino Religioso). Participaram deste processo professores da rede pública estadual, a equipe pedagógica da Associação Inter-religiosa de Educação (Assintec) e professores das Instituições Superiores (IES).

Biografia do Autor

Diná Raquel Daudt Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em CURSO DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA pela FACULDADE DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO PARANÁ(1989) e especialização em Pedagogia Para Ensino Religioso pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1995). Atualmente é Professora do ensino fundamental da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/4555328080944537. Acesso em 25/01/2021

Fonte

Carolina do Rocio Nizer, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Licenciada em História pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000) com especialização em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas Curitiba(2004) e especialização em Educação à Distância pela Facel de Curitiba. Atualmente desenvolve atividades pedagógicas no Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na disciplina de Ensino Religioso. Principais funções: atua como docente nas capacitações com os professores da Rede Pública Estadual do ensino; produção e orientação de material didático, orietação e validação do Projetos Folhas, Objeto de Aprendizagem Colaborativo - OAC e Práticas Pedagógicas. Apoio pedagógico ao professor de Ensino Religioso da rede e no uso da TV Multimídia. Também desde 2010, atua como tutora online na disciplina de Estágio Supervisionado em História na Universidade de Ponta Grossa.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5025046266506461. Acesso em 25/01/2021

Referências

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ELIADE, M. O Sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

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Publicado

2013-07-10

Como Citar

Costa, D. R. D., & Nizer, C. do R. (2013). O Ensino Religioso no Paraná: Uma Nova Perspectiva de Conhecimento. Revista Relegens Thréskeia, 2(1), 01–11. https://doi.org/10.5380/rt.v2i1.32671

Edição

Seção

Artigos