ESPACIALIDADE MORTUÁRIA: INTERACIONISMO SIMBÓLICO E REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rt.v1i1.31040

Palavras-chave:

Interacionismo simbólico, Cemitério, Religião, representações.

Resumo

O Interacionismo Simbólico parte do principio que os indivíduos agem a partir de seus significados, e o que as pessoas atribuem a eles. Pessoas e coisas viram desta maneira, um conjunto cultural, um palco onde se desenvolvem os cenários da interação. Nesse contexto, partimos da leitura sócio-interacionista de Erving Goffman (1985) que analisa o espaço, como um espaço de representações, onde cada indivíduo representa um papel, como se fosse em um teatro. A religião é parte estruturante das representações principalmente no que tange a condição da finitude humana e as interações sociais decorrentes da morte. A espacialidade mortuária se apresenta como palco privilegiado dessas relações. A partir do sentido peculiar das interações decorrentes da morte podemos perceber a própria dinâmica da vida. Cemitérios são lugares de estar-junto muito específico, porque se trata de um lugar de encontro entre a memória dos falecidos e dos vivos. Desenvolve-se, nesses lugares, mais do que em outras situações, todo um jogo de aparências, os mortos são simbolizados em diferentes épocas com diferentes formas e, nesse aspecto o mundo representacional da religião fornece um sentido específico para essa dinâmica. Para verificarmos as interações que ocorrem em cemitérios, analisamos um cemitério localizado na cidade de Curitiba - Paraná, o Cemitério Vertical de Curitiba.

Biografia do Autor

Ana Helena Corrêa de Freitas Gil, Instituto Federal do Paraná Brasil IFPR

Ana Helena Corrêa de Freitas Gil possui graduação em em Estudos Sociais e Educação Moral e Cívica pela Faculdade de Ciências Letras e Educação de Presidente Prudente (1985), graduação em Geografia pela Faculdade de CIências Humanas e Sociais de Curitiba (1991), especialização em Geografia Física (UNICENTRO -1991) e especialização em Magistério Superior (TUIUTI- 1989), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2003) com o tema: Shopping Centers em Curitiba: Novos espaços de consumo e lazer. Doutorado em Geografia pela UFPR (2011) na linha de pesquisa: Território, Cultura e Representação com a pesquisa sobre Palcos do Cotidiano: O bairro urbano como espaço de ação e da expressão teatral, . Autora de livros didáticos do Ensino Fundamental pela Base Editora. Atualmente é professora de Geografia do Instituto Federal do Paraná- campus Curitiba, ministrando aulas para os cursos técnicos integrados. Integrante dos grupos de pesquisa NUPPER - Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião e, Pesquisa sobre Educação Patrimonial no Litoral Paranaense: ações teórico-práticas a partir do PPP da UFPR Litoral. Coordenadora do Projeto -O despertar da consciência ecológica - A sustentabilidade na relação com o meio ambiente desenvolvido no IFPR - campus Curitiba e, O cotidiano e as interações sociais em espaços educacionais: Debate sobre o interacionismo simbólico e as teorias de Erving Goffman. Seus temas de pesquisa são: sustentabilidade, religião, cultura e representações.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2759470668691866. Acessado em 18/01/2021

Sylvio Fausto Gil Filho, Universidade Federal do Paraná, (UFPR) Curitiba, PR

SYLVIO FAUSTO GIL FILHO, DOUTOR EM HISTORIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR (2002), PÓS-DOUTORADO EM EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA HUMANA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS (2010), MESTRE EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP - CAMPUS RIO CLARO SP (1995), BACHAREL E LICENCIADO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR (1986) . ATUALMENTE É PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR. ÁREA DE ATUAÇÃO: GEOGRAFIA DA RELIGIÃO, FILOSOFIA DA GEOGRAFIA, EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA HUMANA, GEOGRAFIA CULTURAL. PESQUISADOR DO NÚCLEO DE PESQUISA EM RELIGIÃO - NUPPER E DA REDE DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES - NEER.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/1217744691337117. Acessado em 18/01/2021

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Como Citar

Gil, A. H. C. de F., & Gil Filho, S. F. (2012). ESPACIALIDADE MORTUÁRIA: INTERACIONISMO SIMBÓLICO E REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS. Revista Relegens Thréskeia, 1(1), 23–35. https://doi.org/10.5380/rt.v1i1.31040

Edição

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Artigos