GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ÓPTICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v10i18.89802

Palabras clave:

Gestão da Qualidade, Ferramentas da Qualidade, Satisfação do Cliente, Setor óptico

Resumen

Com clientes cada vez mais exigentes, faz-se necessário que as empresas ofereçam produtos e serviços de qualidade. Para isso, é preciso monitorar e promover a melhoria contínua de seus processos e atividades. Diante disso, foram aplicadas as ferramentas da qualidade, Diagrama de Ishikawa, Matriz GUT e 5W1H, em uma empresa do ramo óptico que enfrenta um contexto atual de baixo fluxo de clientes. Essa medida teve o propósito de definir as causas desse problema e priorizá-las, para estabelecer um plano de ação. Após a análise constatou-se que questões relacionadas à mão-de-obra e a atrasos na entrega eram os principais causadores da perda de clientes. Assim, foram propostas medidas simples, que, se executadas de maneira ágil e eficiente, podem reverter a situação atual da empresa.

Biografía del autor/a

Jéssica Maria Damião de Arruda Câmara, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013), graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Água, atuando principalmente nos seguintes temas: petróleo, ramnose e biorremediação. Também possui experiência na área de Engenharia de Produção, atuando nas áreas de: Engenharia Econômica, Engenharia de Operações e Estratégia Empresarial.

Rayla Ingrid Tomaz da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Aluna do curso de Logística do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2023-03-09

Cómo citar

Câmara, J. M. D. de A., & Silva, R. I. T. da. (2023). GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO SETOR ÓPTICO. Revista Latinoamericana De Innovación E Ingeniería De Producción, 10(18), 104–116. https://doi.org/10.5380/relainep.v10i18.89802

Número

Sección

Artigos