APLICAÇÃO DO CONCEITO DE VSM EM UMA EMPRESA DO SETOR DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS PARA PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.74043Palavras-chave:
Mapeamento de fluxo de valor, Produção enxuta, Sistema Toyota de Produção, Gestão da produção.Resumo
Atualmente empresas tem buscado cada vez mais métodos e ferramentas para auxiliar a enxergar os desperdícios e agir para eliminá-los. O sistema Toyota de Produção apresenta várias ferramentas de gestão que visam auxiliar a melhoria do sistema produtivo, uma delas é o Value Stream Mapping (VSM), ou Mapeamento de Fluxo de valor (MFV), com foco na eliminação dos desperdícios, otimização do fluxo de processos e informações na manufatura, por meio da construção de um mapa do cenário atual e perspectiva de um cenário futuro. Esse trabalho apresenta o VSM como uma ferramenta que auxilia na implantação dos princípios da produção enxuta nas operações de manufatura em uma empresa do setor de máquinas industriais customizadas para processamento de alimentos. No caso em questão a empresa produz equipamentos customizados, onde cada equipamento tem suas características construtivas próprias, apresentando variabilidade no tempo de produção de cada um. O VSM auxiliou a identificar os desperdícios e problemas na manufatura, demonstrando uma projeção futura de ganhos, onde os resultados preliminares já demonstram o potencial de melhoria para o processo atual de manufatura. Dentre os resultados mais relevantes, destacam-se a redução de ordens em processo, eliminação de gargalos, estoques intermediários e otimização do processo produtivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores a partir da submissão cedem integralmente os direitos patrimoniais da obra à publicação, entretanto permanecendo detentores de seus direitos morais (autoria e identificação da obra) e conforme a Licença Creative Commons, CC BY-NC – atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto adotada pelo Portal de Periódicos da UFPR. É permitido acessar, baixar, copiar, imprimir e compartilhar desde que não seja para fins comerciais e citando a referida fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção a Relainep.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Para isso, deve-se fazer o DOWNLOAD DO FORMULÁRIO, assinar e fazer o upload como Documentos Suplementares com o título "Declaração do autor", junto da submissão do artigo.