APLICAÇÃO DO CONCEITO DE VSM EM UMA EMPRESA DO SETOR DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS PARA PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v8i13.74043Palabras clave:
Mapeamento de fluxo de valor, Produção enxuta, Sistema Toyota de Produção, Gestão da produção.Resumen
Atualmente empresas tem buscado cada vez mais métodos e ferramentas para auxiliar a enxergar os desperdícios e agir para eliminá-los. O sistema Toyota de Produção apresenta várias ferramentas de gestão que visam auxiliar a melhoria do sistema produtivo, uma delas é o Value Stream Mapping (VSM), ou Mapeamento de Fluxo de valor (MFV), com foco na eliminação dos desperdícios, otimização do fluxo de processos e informações na manufatura, por meio da construção de um mapa do cenário atual e perspectiva de um cenário futuro. Esse trabalho apresenta o VSM como uma ferramenta que auxilia na implantação dos princípios da produção enxuta nas operações de manufatura em uma empresa do setor de máquinas industriais customizadas para processamento de alimentos. No caso em questão a empresa produz equipamentos customizados, onde cada equipamento tem suas características construtivas próprias, apresentando variabilidade no tempo de produção de cada um. O VSM auxiliou a identificar os desperdícios e problemas na manufatura, demonstrando uma projeção futura de ganhos, onde os resultados preliminares já demonstram o potencial de melhoria para o processo atual de manufatura. Dentre os resultados mais relevantes, destacam-se a redução de ordens em processo, eliminação de gargalos, estoques intermediários e otimização do processo produtivo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
1. Autores mantiene los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons - Atribución-NoComercial 4.0 Internacional que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
2. Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
3. Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver El efecto del acceso libre).
Para ello, se debe DESCARGAR EL FORMULARIO, firmar y cargar como Documentos Suplementarios con el título "Declaración del autor", junto a la sumisión del artículo.
