Impactos da Implementação da Metodologia Lean Construction no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/relainep.v9i16.80398

Palavras-chave:

Lean Construction, Produção Enxuta, Lean Manufacturing, Produtividade, Construção Civil

Resumo

O setor da construção civil é economicamente considerado um dos mais relevantes para o país, esse ramo tem passado por mudanças relevantes nos processos construtivos e gerenciamentos de produção, no entanto, até o momento ainda não se encontrou soluções desejáveis para questões como praticidade e redução de custos. A metodologia Lean Construction surge como uma tentativa para potencializar a produtividade deste setor. Este trabalho faz uma análise bibliográfica da concepção deste método, como se deu a sua origem e crescimento, apresentando uma breve caracterização apontando alguns de seus princípios. Também é feita uma contextualização do cenário da produtividade da construção civil no Brasil e no mundo, e através disso como o Lean Construction pode atuar para melhorar esses números. É demonstrado um passo a passo de com deve ser agir a respeito da implementação do método dentro de uma empresa, com a definição das etapas e dos agentes participantes. E por fim são apresentados trechos de entrevistas realizadas com empresas que utilizam diversos graus de implantação deste sistema, e também explorando alguns destes resultados, com propostas de melhorias através da utilização de algumas ferramentas que podem ser úteis para a total aplicação do Lean Construction.

Biografia do Autor

matheus barreto de góes, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Itaúna

Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes

Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Faculdade Educamais

Mestrando do programa de Engenharia das Construções da Universidade Federal de Ouro Preto

Claudiano Luiz Rioga, Universidade Federal de Ouro Preto

Engenheiro de Produção Civil.

Mestrando em Engenharia das Construções, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro preto, Brasil.

Isadora Louise De Assis Campos, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade FUMEC.

Pós graduanda Master em Neuroarquitetura pelo IPOG.

Mestranda em Engenharia das Construções pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Irce Fernandes Gomes Guimarães, Universidade Federal de Ouro Preto

Irce Fernandes Guimarães Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Otimização e Segurança de Sistemas pela Université de Technologie de Troyes. Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto . Atualmente é professora Adjunta IV na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência como docente na graduação presencial, Pós-graduação e educação à distância no curso de Graduação em Engenharia de Produção e no Programa de Pos-graduação em Engenharia das construções. Principais áreas de pesquisa e atuação são : dinâmica dos sistemas e otimização de processos, Sistemas industriais, Pesquisa Operacional, Planejamento e Controle da Produção, Simulação, Sequenciamento de Máquinas, Capacidade de malha e análise de desperdícios, Gestão de projetos, Lean manufacturing, Qualidade e eficiência em serviços.

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

de góes, matheus barreto, Rioga, C. L., De Assis Campos, I. L., & Gomes Guimarães, I. F. (2021). Impactos da Implementação da Metodologia Lean Construction no Brasil. Revista Latino-Americana De Inovação E Engenharia De Produção, 9(16), 06–25. https://doi.org/10.5380/relainep.v9i16.80398

Edição

Seção

Artigos