CLUBE MAKER: FORTALECENDO O MOVIMENTO DIY NO IFMG CAMPUS IBIRITÉ
DOI:
https://doi.org/10.5380/relainep.v12i22.94686Keywords:
InovaçãoAbstract
Este estudo analisa a implementação do Clube Maker no IFMG - Campus Ibirité, focado em fomentar habilidades maker e autonomia em alunos através de atividades práticas. Ao longo de 2023, estudantes de diversos cursos participaram de projetos que incluíram o uso de Arduino, impressora 3D, máquina de corte a laser e a construção de um braço robótico. Apesar de desafios iniciais devido à baixa familiaridade com as tecnologias, a progressão dos projetos evidenciou a crescente autonomia e participação ativa dos alunos, melhorando a aprendizagem colaborativa. A conclusão dos módulos em menos tempo demonstrou o amadurecimento dos participantes, e uma atividade final consolidou os conhecimentos adquiridos. Os resultados positivos do Clube Maker sublinham seu papel no avanço do movimento DIY, enfatizando a superação de desafios como a colaboração e progressão dos projetos. Apesar das limitações, como o número reduzido de participantes e conflitos de agenda, recomenda-se a continuidade do Clube, propondo atividades mais desafiadoras e a inclusão de novos alunos interessados.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorised to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work (See The Free Access Effect).
To do so, the form must be DOWNLOADED, signed and uploaded as Supplementary Documents with the title "Author statement", along with the article submission.
