Sobre a Revista

A Revista de Educação em Ciências e em Matemática (RECEM) é um periódico eletrônico, de fluxo contínuo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Publica artigos inéditos voltados a área de Educação em Ciências e em Matemática, tendo o intuito de contribuir com a socialização das pesquisas de estudantes, professores e pesquisadores.

 

Processo de avaliação pelos pares:

 A fim de garantir o padrão de excelência na qualidade da RECEM, os artigos são, inicialmente, avaliados pelo Conselho Editorial (desk review) quanto à adequação ao foco e escopo editorial da revista e sua contribuição para discussão e pesquisa para a área de Educação em Ciências e em Matemática.

Os artigos aprovados no desk review são enviados para a avaliação de, pelo menos, dois pareceristas ad hoc, com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação, pelo sistema double blind review. O anonimato dos autores e pareceristas serão preservados durante todo o processo de comunicação no Open Journal System (OJS). Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para a análise são: a organização da estrutura do texto; o domínio da literatura científica; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; além de questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e às apropriações teóricas e metodológicas presentes no artigo.

Caso se verifique demasiada desigualdade entre as avaliações, é solicitada uma terceira avaliação, igualmente em Double blind review. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários.

A revista publicará anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

O tempo padrão previsto para a conclusão da avaliação será de 3 meses.

 

Periodicidade

Fluxo contínuo

 

Política de acesso aberto

Revista de Educação em Ciências e em Matemática proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um determinado autor. Os usuários  da revista podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou criar links para os textos completos dos artigos, além de utilizá-los para qualquer finalidade legal, sem necessidade de autorização prévia do editor ou do autor. 

Não são cobradas taxas aos autores ou leitores da revista, garantindo total gratuidade da revista tanto para acesso quanto à submissão de artigos.

Para maiores informações, acesse o Public Knowledge Project - Open Journal System, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.