HISTÓRIA DA RADIOATIVIDADE EM SALA DE AULA:

AVALIANDO IMPACTOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO EPISÓDIO DAS GAROTAS DO RÁDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rbpefv1.101247

Palavras-chave:

Garotas do Rádio, Natureza da Ciência, História da Radioatividade

Resumo

A inserção didática da História e Filosofia da Ciência pode possibilitar reflexões acerca da ciência enquanto prática social e cultural. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação empírica realizada ao longo da implementação de uma sequência didática centrada em discussões sobre a Natureza da Ciência, gênero e justiça social, contextualizadas a partir do episódio histórico das Garotas do Rádio. A proposta, aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental, teve como ponto central a utilização de narrativas histórico-pedagógicas. Aplicamos a metodologia da Análise de Conteúdo às produções escritas elaboradas pelos participantes . Os resultados indicam compreensões críticas sobre a ciência como construção histórica, influenciada por interesses econômicos e sociais, assim como reflexões sobre desigualdades de gênero, responsabilidades científicas e direitos laborais. As evidências sugerem que a abordagem favoreceu a consciência sobre as implicações sociais e éticas da ciência, contribuindo para uma perspectiva mais crítica e humanizada do saber científico.

Biografia do Autor

Iderlândia Souza de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É licenciada em Física pelo IFRN e mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Juliana Mesquita Hidalgo

É bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Historia da Ciência (bolsista FAPESP) e doutora em Filosofia/ Filosofia da Ciência (bolsista FAPESP) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutoramento na UNICAMP (bolsista FAPESP) e na PUC-SP (bolsista FAPESP). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Física da UFRN. Atua como pesquisadora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Pólo UFRN. Tem contribuições principalmente nas áreas de História da Ciência, História e Filosofia da Ciência no Ensino e Natureza da Ciência. É integrante do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (www.ghtc.usp.br) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e de Astronomia (UFRN).

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Publicado

01-11-2025

Como Citar

SOUZA DE MEDEIROS, Iderlândia; HIDALGO, Juliana Mesquita. HISTÓRIA DA RADIOATIVIDADE EM SALA DE AULA:: AVALIANDO IMPACTOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO EPISÓDIO DAS GAROTAS DO RÁDIO . Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Física, [S. l.], v. 1, p. 1–20, 2025. DOI: 10.5380/rbpefv1.101247. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rbpef/article/view/101247. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

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