HISTÓRIA DA RADIOATIVIDADE EM SALA DE AULA:
AVALIANDO IMPACTOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO EPISÓDIO DAS GAROTAS DO RÁDIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rbpefv1.101247Palavras-chave:
Garotas do Rádio, Natureza da Ciência, História da RadioatividadeResumo
A inserção didática da História e Filosofia da Ciência pode possibilitar reflexões acerca da ciência enquanto prática social e cultural. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação empírica realizada ao longo da implementação de uma sequência didática centrada em discussões sobre a Natureza da Ciência, gênero e justiça social, contextualizadas a partir do episódio histórico das Garotas do Rádio. A proposta, aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental, teve como ponto central a utilização de narrativas histórico-pedagógicas. Aplicamos a metodologia da Análise de Conteúdo às produções escritas elaboradas pelos participantes . Os resultados indicam compreensões críticas sobre a ciência como construção histórica, influenciada por interesses econômicos e sociais, assim como reflexões sobre desigualdades de gênero, responsabilidades científicas e direitos laborais. As evidências sugerem que a abordagem favoreceu a consciência sobre as implicações sociais e éticas da ciência, contribuindo para uma perspectiva mais crítica e humanizada do saber científico.
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