A CRIAÇÃO DE NOVAS UNIDADES FEDERATIVAS NA AMAZÔNIA E A QUESTÃO AMBIENTAL: O CASO DO ESTADO DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v16i0.9743Palabras clave:
Geopolítica. Divisão Territorial. Amazônia. Regionalização.Resumen
Este artigo propõe discutir a idéia atual de divisão territorial do Estado do Amazonas, no qual implicará na criação de três Territórios Federais, a saber: Rio Negro, Solimões e Juruá, cuja concepção de alguns segmentos da sociedade organizada amazonense, será o de promover o desenvolvimento da região considerada “pobre” devido às distâncias geográficas em relação à capital Manaus - centro dinâmico econômico do Amazonas. A criação dos três territórios no lugar de estados poderá proporcionar na visão desses militantes um incremento de recursos federais, dinamizando a economia regional. No entanto, isso implicará em impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais, sobretudo com pressões sobre as terras indígenas e seus recursos, podendo inclusive reduzi-las, já que muitas ainda não foram devidamente regularizadas pela União, e é de conhecimento que essas terras têm um papel importante na preservação dessa porção da Amazônia, sendo que a construção de novas unidades federativas na região é vista como uma nova forma de uso e ocupação do território brasileiro pelas novas estratégias geopolíticas.
Citas
ALMEIDA SILVA, Adnilson de. Impactos Socioculturais em Populações Indígenas de Rondônia: Estudo da Nação Jupaú. Dissertação de Mestrado. Porto Velho: NCT/PPGG/UNIR, 2007, 255 p.
ANDRADE, M.C. Geopolítica do Brasil. Campinas: Papirus Editora, 2001.
BRASIL. Constituição da República. 1988. CLAVAL, P.. O papel da nova Geografi a Cultural na compre-ensão da ação humana. In: ROSENDAHL, Z. e CORRÊA, R.L. (orgs). Matrizes da Geografi a Cultural. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.
DIEGUES, A.C.S. O mito da natureza intocada. São Paulo: Contexto, 2000.
FUNAI. Disponível em: <http://www.funai.gov.br>. Acesso em: 20/12/2006.GIL FILHO, S.F. Por uma geografi a do sagrado. In: MENDON-ÇA, F. e KOZEL, S. (Orgs). Elementos de epistemologia da geografi a contemporânea. Curitiba, Ed. UFPR: 2004.
IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 20/12/2006.
INCRA. Disponível em: <http://www.incra.gov.br>. Acesso em: 20/12/2006.KOZEL, S. As representações no geográfi co. In: MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (Orgs). Elementos de epistemologia da geogra-fi a contemporânea. Curitiba: Ed. UFPR: 2004.
MIYAMOTO, S. Geopolítica e poder no Brasil. Campinas: Papirus, 1995.
SANTOS, M.; MARIA, L.S. O Brasil território e sociedade no início do século XXI. 2. ed. São Paulo: Record, 2001.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.