O VALOR DIDÁTICO DAS CACHOEIRAS DE PRUDENTÓPOLIS (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v40i0.45601Palabras clave:
Geodiversidade, Ensino, Geociências, Quedas d´águaResumen
O município de Prudentópolis, localizado no estado do Paraná, é conhecido por possuir um número expressivo de cachoeiras em seu território, muitas delas com várias dezenas de metros de altura, com volumes d’água e contextos litológicos variados, compondo belas paisagens. A combinação da estrutura geológica, relevo movimentado em alguns setores e das características hidrográficas colaboraram ao longo do tempo geológico para este fato. Tais locais atraem grande quantidade de turistas todos os anos, mas mais do que o encontro entre um rio e um desnível topográfico, motivo de admiração das pessoas, estas quedas d’água e o sistema natural do qual são parte têm muito a dizer sobre temas das Geociências. Procurando evidenciar seu valor didático para estes temas, foi aplicado um questionário junto a professores de cursos ligados às Geociências e áreas afins das universidades públicas paranaenses que realizam ou já realizaram trabalhos de campo para estes locais. Dentre os conteúdos citados estão: ciclo das rochas, Geologia Regional, processos de geomorfologia fluvial e formas de relevo. Em complemento aos conteúdos apontados pelos professores foram destacados, em três das cachoeiras visitadas, outros temas que podem ser abordados (Tectônica de Placas, compartimentação geomorfológica do estado, hierarquia fluvial), acompanhados ainda de discussões sobre serviços ambientais e conservação da natureza. Embora a pesquisa tenha enfatizado o ensino superior, o conjunto de temas levantados também pode ser explorado no ensino fundamental e médio, assim como na educação não formal, por meio da disponibilização de material impresso e implantação de painéis explicativos aos turistas.
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