GEOGRAFIA EXISTENCIALISTA: NOTAS PARA UMA FENOMENOLOGIA DA HUMANIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v29i0.30636Palabras clave:
Geografia humanista, Ser-no-mundo, Geografia existencial.Resumen
Emerge nas últimas décadas no pensamento geográfico estudos voltados a decifrar fielmente as emoções, os significados e as representações que “contemplam” a condição existencial do homem-no-mundo. Este trabalho tem sido feito – especialmente – através dos geógrafos humanistas a partir de um sorteio teórico fundamentado na fenomenologia e no existencialismo. Com efeito, não economizaram um pensamento livre e engajado, para buscar geograficidades sobre uma geografia vivida em ato. Sem dúvida, foram eles quem melhor protagonizaram uma relação consistente entre Geografia e Filosofia; entre Geografia e Literatura. Aqui objetivamos apreender as proposições a partir de uma perspectiva existencialista, trabalhos que neste sentido não são muitos e ficando a cargo de poucos geógrafos.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.