APLICAÇÃO INTEGRADA DE TGI E NDMI PARA IDENTIFICAÇÃO DE DESMATAMENTO QUÍMICO NO PANTANAL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99969Resumo
Este estudo apresenta uma abordagem inovadora para detecção e monitoramento de desmatamento químico no Pantanal brasileiro, revelando impactos alarmantes da pulverização aérea de herbicidas sobre a vegetação nativa. Através da integração dos índices espectrais Índice Triangular de Verdor (TGI) e de Umidade por Diferença Normalizada (NDMI) aplicados a imagens Sentinel-2A, identificamos padrões característicos de degradação química em 158 776 hectares de áreas úmidas e formações vegetais nativas no Pantanal de Barão de Melgaço, Mato Grosso, ocorridos entre 2021 e 2023. A metodologia desenvolvida demonstrou alta precisão (89% de acurácia) na discriminação entre danos por agrotóxicos e outros distúrbios naturais ou antrópicos, revelando assinaturas espectrais específicas e padrões espaciais típicos de aplicação aérea. Os resultados forneceram evidências científicas cruciais que embasaram ações de fiscalização ambiental, culminando no embargo das áreas afetadas e aplicação em multas e compromissos de recuperação ambiental. Além de comprovar a eficácia da integração TGI-NDMI para monitoramento ambiental, o estudo alerta para uma nova fronteira de degradação em ecossistemas úmidos tropicais, destacando a urgência de políticas públicas específicas para regulamentação da pulverização aérea e proteção desses ecossistemas sensíveis. A abordagem desenvolvida se apresenta como ferramenta estratégica para fiscalização ambiental, permitindo a rápida detecção e valoração precisa de danos em larga escala, com potencial aplicação em outros biomas tropicais ameaçados por práticas similares de desmatamento químico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
