BIOMA CHACO NO BRASIL: USO DA TERRA, COBERTURA VEGETAL E SOCIOECONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99678Resumo
O Chaco no Brasil, caracterizado pela vegetação de Savana Estépica em transição com o Cerrado, possui particularidades ecológicas e socioeconômicas distintas dos demais biomas brasileiros. Contudo, esse fragmento está inserido nos limites do Pantanal, sem reconhecimento legal próprio. Para suprir essa lacuna, bancos de dados públicos e projetos de pesquisa auxiliam no monitoramento e análise da região, fornecendo subsídios para sua gestão e conservação. Dessa forma, o estudo tem como objetivo analisar a alteração da cobertura do solo e o cenário socioeconômico no Chaco brasileiro. Para isso, foi realizado um recorte temporal no período de 1985 a 2022 para analisar o uso do solo e cobertura vegetal, enquanto para os dados socioeconômicos foi utilizado Censo Agropecuário de 2017. Os resultados obtidos possibilitaram visualizar a substituição da cobertura de vegetação natural por pastagem, totalizando aproximadamente 4.832,6 km² de área consolidada, o que equivale a 32% do território chaquenho brasileiro. Essa área desmatada está relacionada à atividade econômica majoritariamente associada à pecuária. Entretando, observou-se ainda, um acervo de tratores disponível e pouco maquinário agrícola, como semeadoras e colhedoras, destacando o baixo uso agrícola do solo. Vale ressaltar que para além da importância da pecuária para economia, bem como a aptidão ao turismo no município de Porto Murtinho e região. A disponibilização de bancos de dados espaciais, classes pré-classificadas e projetos de pesquisa contribuem de maneira significativa para o entendimento da dinâmica de uso e cobertura da terra e subsidiar políticas públicas para o Chaco brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
