AVALIAÇÃO DO USO DE IMAGENS PLANET PARA O MAPEAMENTO DE ÁREAS ÚMIDAS NA BACIA DO ALTO PARAGUAI
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99611Resumo
Este estudo investiga a aplicação dos mosaicos mensais da Planet/NICFI para o mapeamento da superfície de água e demais áreas úmidas na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai (BAP) para o período de janeiro de 2021 a abril de 2024. O mapeamento foi realizado por meio de técnicas de classificação de imagens, baseada em aprendizado de máquina e processamento com computação em nuvem. O estudo demonstrou a capacidade dessas imagens em fornecer informações detalhadas sobre a superfície de água na BAP, especialmente na região de planalto, para a identificação de novos corpos d'água. Além disso, o mapeamento de superfície de água foi satisfatório para monitorar a variação mensal do pulso de inundação na planície. No entanto, o estudo identificou limitações espectrais do sensor Planet, resultando em menor sensibilidade para o mapeamento de áreas úmidas para além da superfície de água. Os resultados indicam que os mosaicos mensais da Planet/NICFI são uma ferramenta promissora para o monitoramento da superfície de água na BAP, especialmente como forma de adicionar detalhes em escala local quando comparados aos mapeamentos existentes com outras imagens orbitais. A análise temporal dos dados ainda revelou que 2023 foi o ano com maior volume de água no período estudado, enquanto os primeiros meses de 2024 indicam uma forte tendência de seca, mostrando o potencial do fluxo de processamento adotado como ferramenta para detecção precoce de tendências de seca e inundações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
