ANÁLISE GEOESPACIAL DA RELAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA URBANA E DA VEGETAÇÃO, POPULACIONAL E DE TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE NA CONURBAÇÃO CUIABÁ-VÁRZEA GRANDE-MT
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99567Resumo
O processo de urbanização não ocorre de forma sincronizada, o que pode gerar diferenças na formação das áreas urbanas, dependendo de diversos fatores de natureza socioeconômica. As implicações dessa formação podem resultar em desdobramentos permanentes para o contexto urbano local. Neste trabalho, propõe-se um modelo descritivo para caracterizar a conurbação Cuiabá–Várzea Grande (MT), considerando seus aspectos de edificação, cobertura vegetal, temperatura de superfície, população e relevo. Para isso, foram empregados índices espectrais obtidos por sensoriamento remoto, referentes às áreas edificadas, vegetadas e à temperatura de superfície, bem como dados de elevação do terreno e de população em nível de setor censitário. O modelo, baseado em análise de agrupamento, permitiu a identificação de três grupos que explicam a distribuição urbana da conurbação: dois fortemente relacionados à estrutura das edificações, um mais adensado e outro menos, e um terceiro representativo de áreas com maior cobertura vegetal, geralmente localizado nas margens da área estudada. Essas características refletem-se na temperatura de superfície urbana, sendo menor no grupo com maior presença de áreas verdes e mais elevada no grupo com edificações mais adensadas e vegetação escassa. O grupo característico das regiões centrais permite identificar a presença de áreas abertas, que podem ser destinadas a usos mais eficientes, como atividades comerciais, habitacionais ou de socialização. O modelo proposto apresenta potencial para subsidiar uma gestão mais eficiente do desenvolvimento urbano da área analisada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
