ANÁLISE GEOESPACIAL DA RELAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA URBANA E DA VEGETAÇÃO, POPULACIONAL E DE TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE NA CONURBAÇÃO CUIABÁ-VÁRZEA GRANDE-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99567

Resumo

O processo de urbanização não ocorre de forma sincronizada, o que pode gerar diferenças na formação das áreas urbanas, dependendo de diversos fatores de natureza socioeconômica. As implicações dessa formação podem resultar em desdobramentos permanentes para o contexto urbano local. Neste trabalho, propõe-se um modelo descritivo para caracterizar a conurbação Cuiabá–Várzea Grande (MT), considerando seus aspectos de edificação, cobertura vegetal, temperatura de superfície, população e relevo. Para isso, foram empregados índices espectrais obtidos por sensoriamento remoto, referentes às áreas edificadas, vegetadas e à temperatura de superfície, bem como dados de elevação do terreno e de população em nível de setor censitário. O modelo, baseado em análise de agrupamento, permitiu a identificação de três grupos que explicam a distribuição urbana da conurbação: dois fortemente relacionados à estrutura das edificações, um mais adensado e outro menos, e um terceiro representativo de áreas com maior cobertura vegetal, geralmente localizado nas margens da área estudada. Essas características refletem-se na temperatura de superfície urbana, sendo menor no grupo com maior presença de áreas verdes e mais elevada no grupo com edificações mais adensadas e vegetação escassa. O grupo característico das regiões centrais permite identificar a presença de áreas abertas, que podem ser destinadas a usos mais eficientes, como atividades comerciais, habitacionais ou de socialização. O modelo proposto apresenta potencial para subsidiar uma gestão mais eficiente do desenvolvimento urbano da área analisada.

Biografia do Autor

Bruna Aparecida Silva Dias, Embrapa

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atua nas áreas de sensoriamento Remoto, geoprocessamento e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados a pesquisas ambientais e agrícolas. Possui sólida experiência em mapeamento agrícola, especialmente na análise da expansão e uso da cana-de-açúcar, além de recuperação de áreas florestais e gestão de riscos ambientais. Com forte atuação em análise de dados geoespaciais e modelagem espacial, desenvolveu projetos científicos e técnicos, integrando equipes multidisciplinares com foco em excelência e inovação. 

João Paulo da Silva, Embrapa

Engenheiro Agrônomo (UFSCar-2014), com mestrado em Engenharia Agrícola (Feagri/Unicamp-2017) e doutorado em Agricultura Digital (Feagri/Unicamp-2024). Tem experiência na elaboração de modelos baseados em aprendizado de máquina e inteligência artificial para mapeamento e extração de parâmetros biofísicos de cultivos agrícolas utilizando agrometeorologia e sensoriamento remoto baseado em sensores óticos e radar de abertura sintética, principalmente com técnicas de polarimetria coerente, com foco em áreas de pastagem, cana-de-açúcar e café. Também tem experiência na implementação de sistemas de quantificação de emissões e remoções de gases de efeito estufa em atividades agropecuárias utilizando a metodologia GHG Protocol. Ajudou a desenvolver o módulo de balanço hídrico do sistema Agritempo (Embrapa e Cepagri), ferramentas para cálculo do balanço hídrico e estimativa de desenvolvimento fenológico (florescimento pleno e penalização da produtividade) de cafeeiros arábica. Foi consultor da FAO (escritório FAO-Mesoamérica) para implementação de sistema de aplicação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático em países da América Central, com foco principalmente na região do Corredor Seco. Na área de tecnologia da informação, tem experiência com desenvolvimento de software utilizando principalmente linguagens Python e C#, tendo desenvolvido diversos sistemas para consulta e processamento de dados. Seus interesse permeiam o uso de sensoriamento remoto e agrometeorologia no desenvolvimento de soluções (científicas e de extensão) para ajudar na adaptação e mitigação da mudança climática no setor agropecuário.

Natália de Souza Santos, Embrapa

Mestre colaborador pela Embrapa Informática. Mestre pela em Geociências pela UNESP. Graduada pela Universidade Federal de Goiás - Geografia (bacharelado). Participou como aluna voluntária de Iniciação Tecnológica (2018-2019). Foi bolsista no projeto de Iniciação Científica PIBIC (2020-2021). Experiência com Relatórios Técnicos Ambientais e confecção cartográfica do QGIS. Em Experiência na Área de Geociências, com interesse principalmente nos seguintes temas: Unidades de Conservação, Educação Ambiental, Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Análise Ambiental e Degradação da Cobertura Vegetal. 

Carolina Garcia de Figueiredo Colin, Embrapa

Engenheira Agrônoma pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP. Iniciou sua carreira dedicando-se à fruticultura e agricultura orgânica, onde aprofundou conhecimentos e adquiriu uma valiosa experiência prática. Nesse período, também teve a oportunidade de liderar um projeto de extensão rural no Assentamento Milton Santos em Americana - SP. Em 2019 iniciou o estágio na Embrapa Territorial, onde adentrou o mundo do geoprocessamento, aprofundou os estudos em fruticultura e estabeleceu contato direto com produtores e com o ramo da pesquisa. Trabalhou 3 anos na área comercial após se formar, onde pode explorar a interseção entre a expertise técnica e as dinâmicas do mercado.Hoje atua como bolsista na Embrapa Meio Ambiente, explorando a área de geoprocessamento, fruticultura e extensão rural, com ênfase no estudo do Jovem Rural e estratégias para a sucessão familiar.

Vera Aparecida de Figueiredo, Embrapa

Analista de sistemas graduada em Ciência da Computação com dezoito anos de experiência em projetos relacionados a área de telecomunicações e geoprocessamento com desenvolvimento de softwares,análise de requisitos e testes.Experiência em gestão de configuração, sendo responsável pelo controle de versões dos softwares e criação e manutenção de scripts (makefile, g++) para compilação em linux e Chill; geração de releases para produção.Atuei como bolsista e consultora no projeto "ZEEZAE-AML Uniformização do Zoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal e Integração com Zoneamentos Agroecológicos da Região", na Embrapa Informática Agropecuária em parceria com Ministério Meio Ambiente - MMA, na implementação de novas funcionalidades ao Sistema Interativo de Análise Geoespacial da Amazônia Legal - SIAGEO Amazônia. Tecnologias utilizadas: Java, PHP, HTML5, Javascript, ShellScript, banco de dados PostgreSQL com extensão PostGIS, plataforma i3Geo, Linux (Ubuntu). Automação de testes, utilizando ferramentas (JavaScript, Selenium WebDriver, Cucumber, BDD), Jira para registros de BUGs e melhorias, Integração Contínua com GitLab CI/CD, Scrum e Trello na metologia ágil.

Jean Victor Barrozo Chaves, Embrapa

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Técnico de Campinas(2021). Atualmente é da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

Luiz Antonio Falaguasta Barbosa, Embrapa

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Doutorando em Ciência da Computação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com período de doutorado sanduiche no Institut Agro Montpellier financiado pelo Programa Print/Capes. Tem experiência como professor regular de ensino médio técnico público e cursos superiores na área de Computação no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e Instituto Federal de São Paulo, como desenvolvedor de software em diversas empresas privadas de porte de Campinas e atualmente trabalha como analista de sistemas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apoiando pesquisas que avaliam a produtividade da cana-de-açúcar em diferentes condições de clima e manejo.

Eduardo Antônio Speranza, Embrapa

Bacharel em Ciências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP. Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP. Doutor em Ciência da Computação pelo Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos - DC/UFSCar. Atualmente é Analista na área de PD da Embrapa Agricultura Digital (Campinas-SP) e atua no Laboratório Referência Nacional em Agricultura de Precisão (Lanapre) da Embrapa Instrumentação (São Carlos-SP), nas áreas de bancos de dados espaciais, mineração de dados espaciais, agricultura de precisão, inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT).

João dos Santos Vila da Silva, Embrapa

Doutor em Engenharia Agrícola na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável, pela FEAGRI/UNICAMP, Campinas, SP. Possui Mestrado em Sensoriamento Remoto na área de Análise Ambiental, pelo INPE, São José dos Campos, SP. Especialização em Sensoriamento Remoto, pela UNESP, Rio Claro, SP. Graduado em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática, pela UFMS, Corumbá, MS. Empregado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 1982, contratado pela Embrapa Pantanal. Atualmente, é do corpo de pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária. É professor e orientador do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Geografia da UNEMAT (PPGGEO). Membro de conselhos editoriais e revisor de periódicos científicos. Participou de reuniões técnicas e/ou observações científicas internacionais na Argentina, Venezuela, Espanha, Estados Unidos, Canadá e França. Recebeu o prêmio Talento Científico do GISBRASIL 2004. Atualmente, concentra-se em pesquisas na interface entre as áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Geotecnologias, para aplicações web e mobile em Zoneamento e Planejamento Ambiental, Licenciamento Ambiental, Métodos e Técnicas de Zoneamento Ambiental e Mapeamento de Cobertura Vegetal e Uso da Terra.

Downloads

Publicado

2025-08-20

Como Citar

Dias, B. A. S., Silva, J. P. da, Santos, N. de S., Colin, C. G. de F., Figueiredo, V. A. de, Chaves, J. V. B., … Silva, J. dos S. V. da. (2025). ANÁLISE GEOESPACIAL DA RELAÇÃO ENTRE A ESTRUTURA URBANA E DA VEGETAÇÃO, POPULACIONAL E DE TEMPERATURA DE SUPERFÍCIE NA CONURBAÇÃO CUIABÁ-VÁRZEA GRANDE-MT. Ra’e Ga: O Espaço Geográfico Em Análise, 63(2), 277–296. https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99567