DETECÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FOCOS DE INCÊNDIO NO PANTANAL COM O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99553Resumo
O Pantanal, a maior planície alagada do mundo, possui uma grande parte de sua área propensa ao fogo, apresentando grandes impactos na distribuição e sobrevivência das espécies da fauna e da flora. Nos últimos anos a seca no Pantanal tem sido mais intensa aumentando a ocorrência dos incêndios sazonais no Bioma. O objetivo desse trabalho foi detectar possíveis focos de incêndio e avaliar as áreas de queimadas no Pantanal por meio do poder radiativo do fogo, em junho e julho de 2020 e em junho e julho de 2024, utilizando imagens de satélite meteorológico GOES-16. Para a detecção e monitoramento dos focos de incêndio em tempo real, utilizou-se o produto de caracterização de focos de incêndio (FCDC) por meio de bandas espectrais do visível e do infravermelho. Foram extraídos os valores do poder radiativo do fogo e área queimada dos focos de incêndios para avaliar a intensidade do incêndio nos anos de 2020 e 2024. Os focos de incêndio selecionados foram apenas os que apresentavam alta probabilidade para fogo, os quais apresentaram em 2020 a área total queimada de 582.664m2 com o poder radiativo médio de 43,41MW, e em 2024 a área total queimada de 636.724m2 com o poder radiativo médio de 56,17MW. Os dados do satélite GOES-16 permitem monitorar a progressão e a propagação do incêndio da vegetação, auxiliando orientar as tomadas de decisões para a implantação de sistemas de alertas, fornecendo informações de alta qualidade como a localização exata dos focos e a intensidade de um incêndio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
