DETECÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FOCOS DE INCÊNDIO NO PANTANAL COM O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99553

Resumo

O Pantanal, a maior planície alagada do mundo, possui uma grande parte de sua área propensa ao fogo, apresentando grandes impactos na distribuição e sobrevivência das espécies da fauna e da flora. Nos últimos anos a seca no Pantanal tem sido mais intensa aumentando a ocorrência dos incêndios sazonais no Bioma. O objetivo desse trabalho foi detectar possíveis focos de incêndio e avaliar as áreas de queimadas no Pantanal por meio do poder radiativo do fogo, em junho e julho de 2020 e em junho e julho de 2024, utilizando imagens de satélite meteorológico GOES-16. Para a detecção e monitoramento dos focos de incêndio em tempo real, utilizou-se o produto de caracterização de focos de incêndio (FCDC) por meio de bandas espectrais do visível e do infravermelho. Foram extraídos os valores do poder radiativo do fogo e área queimada dos focos de incêndios para avaliar a intensidade do incêndio nos anos de 2020 e 2024.  Os focos de incêndio selecionados foram apenas os que apresentavam alta probabilidade para fogo, os quais apresentaram em 2020 a área total queimada de 582.664m2 com o poder radiativo médio de 43,41MW, e em 2024 a área total queimada de 636.724m2 com o poder radiativo médio de 56,17MW. Os dados do satélite GOES-16 permitem monitorar a progressão e a propagação do incêndio da vegetação, auxiliando orientar as tomadas de decisões para a implantação de sistemas de alertas, fornecendo informações de alta qualidade como a localização exata dos focos e a intensidade de um incêndio.

Biografia do Autor

João Victor Gomes Carneiro, Unicamp

Cursando o 7 semestre do curso de Engenharia Elétrica na Universidade Estadual de Campinas, possui graduação no ensino médio técnico possuindo certificação de Técnico em Eletrônica pelo Centro Paula Souza, formado na Etec Philadelpho Gouvêa Netto de São José do Rio Preto - SP. Já participou de dois cursos na Universidade Estadual Paulista, sendo eles de aprimoramento em conhecimentos em matemática e racioníno lógico e o outro, Introdução a Robótica e programação em microcontroladores. Possui cursos na área de Informática e Auxiliar Administrativo Tecnológico.Atualmente é bolsista do Serviço de Apoio Social ao Estudante-SAE na Universidade Estadual de Campinas, onde faz parte de um projeto juntamente a pesquisadores no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura-CEPAGRI, neste projeto é responsável pela implementação de scripts em Phyton para o geoprocessamento digital de imagens do satélite GOES-16 da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional-NOAA (Fonte: Currículo Lattes).

Felipe de Lorenzi, Unicamp

Profissional da Tecnologia da Informação e Comunicação, gerenciamento e processamento de dados e imagens de satélites GOES.

Downloads

Publicado

2025-08-20

Como Citar

Ribeiro do Valle Goncalves, R., Carneiro, J. V. G., & Lorenzi, F. de. (2025). DETECÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FOCOS DE INCÊNDIO NO PANTANAL COM O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE. Ra’e Ga: O Espaço Geográfico Em Análise, 63(2), 116–135. https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99553