CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS ÚMIDAS USANDO MODELOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA NO PANTANAL BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99547

Resumo

O Pantanal é a maior área úmida tropical do mundo e abrange os países da Bolívia, Brasil e Paraguai. Existem regiões dentro do Pantanal que estão aderidas ao tratado da Convenção de áreas úmidas ou que são reconhecidas como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O objetivo deste trabalho é a classificação de corpos d’água superficiais em áreas úmidas por meio do uso de técnicas de aprendizado de máquina, em particular técnicas de agrupamento. Inicialmente, utilizou-se o índice Índice de Vegetação por Diferença Normalizada a partir de um mosaico de imagens que cobre a área de estudo provenientes do satélite Sentinel 2-A processadas na plataforma Google Earth Engine. A partir deste índice, estabeleceu-se um limiar de maneira empírica para segmentar os corpos d’água. Em seguida, aplicou-se a técnica de agrupamento às características morfológicas de cada objeto segmentado. Os resultados obtidos mostram que é possível a categorização de corpos d’água com técnicas de aprendizado não supervisionado.

Biografia do Autor

Natália Verónica Revollo, Departamento de Ingeniería Eléctrica y de Computadoras, Universidad Nacional del Sur, Argentina

Doutora em Engenharia pela UNS, Buenos Aires, Argentina, e Engenheira da Computação pela Universidad Nacional de Jujuy. Atualmente é professora do Departamento de Ingeniería Eléctrica y Computadoras da UNS e pesquisadora adjunta no Instituto de Ciencias e Ingeniería de la Computación (ICIC-CONICET) na área de projetos de desenvolvimento tecnológico e social.

Edinéia Santos Galvanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

PhD em Ciências Cartográficas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) (2007), é Professor Associado na FCTE/UNESP, Câmpus de Ourinhos, e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Geografia.

Carlos Enrique Berger, Universidad Provincial del Sudoeste, Buenos Aires, Argentina

Doutor em Sistemas de Controle e Engenheiro Eletrônico pela Universidad Nacional del Sur (UNS), localizada em Bahía Blanca, Argentina. É professor titular na Faculdade de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Universidad Provincial del Sudoeste (UPSO) e no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (DIEC-UNS). Seu trabalho se concentra na implementação de metodologias inovadoras de ensino em programação de computadores, e sua principal linha de pesquisa envolve a aplicação de soluções de software a campos de estudo multidisciplinares.

Verónica Gil, Departamento de Geografía y Turismo, Universidad Nacional del Sur-CONICET, Argentina

Doutora em Geografia na área de Geografia Física pela UNS. Investigadora Independente no CONICET na área de Ciências Sociais e Professora Adjunta na área de Geografia Física na UNS.

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Faculdade de Ciências Humanas/Geografia

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2006). Docente adjunta no curso de graduação e da pós-graduação stricto sensu em Geografia e Ciências Ambientais na UNEMAT.

Downloads

Publicado

2025-08-20

Como Citar

Revollo, N. V., Galvanin, E. S., Berger, C. E., Gil, V., & Neves, S. M. A. da S. (2025). CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS ÚMIDAS USANDO MODELOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA NO PANTANAL BRASILEIRO. Ra’e Ga: O Espaço Geográfico Em Análise, 63(2), 19–34. https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99547