CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS ÚMIDAS USANDO MODELOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA NO PANTANAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v63i2.99547Resumo
O Pantanal é a maior área úmida tropical do mundo e abrange os países da Bolívia, Brasil e Paraguai. Existem regiões dentro do Pantanal que estão aderidas ao tratado da Convenção de áreas úmidas ou que são reconhecidas como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O objetivo deste trabalho é a classificação de corpos d’água superficiais em áreas úmidas por meio do uso de técnicas de aprendizado de máquina, em particular técnicas de agrupamento. Inicialmente, utilizou-se o índice Índice de Vegetação por Diferença Normalizada a partir de um mosaico de imagens que cobre a área de estudo provenientes do satélite Sentinel 2-A processadas na plataforma Google Earth Engine. A partir deste índice, estabeleceu-se um limiar de maneira empírica para segmentar os corpos d’água. Em seguida, aplicou-se a técnica de agrupamento às características morfológicas de cada objeto segmentado. Os resultados obtidos mostram que é possível a categorização de corpos d’água com técnicas de aprendizado não supervisionado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.
