Open Journal Systems

A FORMAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA FERROVIÁRIA NO BRASIL E NA ARGENTINA

Roberto França da Silva Junior

Resumo


Brasil e Argentina possuem algumas semelhanças quanto à

história econômica e política do sistema de transporte ferroviário

de mercadorias. Construímos a argumentação tendo

como referenciais os seguintes pontos: a fixação das ferrovias

propriamente ditas (como foram implantadas e quem as

implantou), a decadência das ferrovias (a competição com as

rodovias), a dinâmica estatização–privatização e a geografia

das ferrovias. 


Palavras-chave


Circulação; logística; privatização; estatização; sistemas de transportes; Circulation; logistics; privatization; nationalization; systems of transports

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIRRE,Osvaldo.Ferrocarriles Argentinos: unespejodelaArgentina perdida.LaCapitaldeRosario.4/7/2004.Resenha:CENA,JuanCarlos.El ferrocidio.LaRosaBlindada:BuenosAires, 2004.

AMÉRICALATINALOGÍSTICA.Os setores de transporte ferroviário e rodoviário no Brasil e na Argentina.Últimaatualizaçãoem:11abr.2005.Disponívelem:.Acessoem:25/5/2006.

BALVÉ,Beba.Prólogo.In:CENA,JuanCarlos.El ferrocidio.BuenosAires:LaRosaBlindada,2004.

BARAT, Josef. A evolução dos transportes no Brasil. Rio de Janeiro:IBGE/IPEA,1978.BRASIL.MinistériodoPlanejamentoeOrçamento.Pesquisa Anual do Transporte Rodoviário. Rio de Janeiro, IBGE, v. 9, 1998.

BRASIL. Ministério dos Transportes. Anuário Estatístico dos Transportes.SecretariaGeraldePlanejamentoeOrçamento.ServiçodeEstatísticadosTransportes,1970.

BRASIL. Ministério dos Transportes. Anuário Estatístico dos Transportes. Geipot,1977,1986,1992-1993,1997.

BRASIL. IBGE. Pesquisa Anual dos Serviços. 1998, 1999, 2000.Disponívelem:e.Acessoem:30/6/2006.

BRASIL. Ministério dos Transportes. Anuário Estatístico dos Transportes. Geipot,2002.Disponívelem:.Acessoem:25/8/2006.

BRASIL.MinistériodosTransportes.DNIT(DepartamentoNacionaldeInfra-EstruturadeTransportes).História das ferrovias no Brasil. Disponívelem:.Acessoem:30/5/2006.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE. Atlas do transporte.Disponívelem:.Acessoem:21/8/2006.

CISNEROS,Andrés;ESCUDÉ,Carlos(Org.).InversionesbritánicasenlaArgentina.In:Historia general de las relaciones exteriores de la República Argentina. BuenosAires:CEIEG,2000.Disponívelem:.Acessoem:20/2/2006.

DEMASI,Domenico.A sociedade pós-industrial.3.ed.SãoPaulo:Senac,2000.

DERRUAU,Max.Geografia humana.3.ed.Lisboa:Presença,1982. v. 2.

DINIZ,Eli.Empresário, Estado e capitalismo no Brasil: 1930-1945.RiodeJaneiro:PazeTerra,1978.

FERREIRANETO,Francisco.150 anos de transportes no Brasil.Brasília:CentrodeDocumentaçãoePublicaçõesdoMinistério dos Transportes, 1974.

FURTADO,Celso.Formação econômica do Brasil. 3. ed. Rio deJaneiro:FundodeCultura,1961.

GOLDESTEIN,Lea;SEABRA,Manoel.Divisãoterritorialdotrabalhoenovaregionalização.Revista do Departamento de Geografia,SãoPaulo,FFLCH/USP,n.1,p.21-47,1982.

MELLO,JoséCarlos.Transportes e desenvolvimento econômico.Brasília:EBTV,1984.MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo.SãoPaulo:Hucitec/Polis,1984.

ORTIZ,RaulScalabrini.Historia de los Ferrocarriles Argentinos.BuenosAires:ElColoquio,1940.PEDRÃO, Fernando. Raízes do capitalismo contemporâneo. Salvador/SãoPaulo:Edufba/Hucitec,1996.

SANT’ANNA,JoséAlex.Integración en el sector transporte en el Cono Sur:transporteterrestre.BuenosAires:INTAL/BID, 1997.

SANTOS,Milton.A urbanização desigual.2.ed.Petrópolis:Vozes,1982.

SANTOS,Milton;SILVEIRA,MariaLaura.O Brasil: território e sociedade no início do séc. XXI. SãoPaulo:Record,2001.

SCHVARZER,Jorge.Los ferrocarriles de carga en la Argentina: problemasydesafiosenvísperasdelsigloXXI.CISEA,CentrodeInvestigacióndelaSituacióndelEstadoAdministrativo, Buenos Aires, 1999.p.20.Disponívelem:.Acessoem:30/5/2006.

SILVEIRA,MárcioRogério.A importância geoeconômica das ferrovias para o Brasil.(Tesededoutorado)–UNESP,Presidente Prudente, 2003.

THOMSON,Ian.Lasconcesionesylaoptimizacióndeltransportevialyferroviario.Revista de la CEPAL, n.67,p.173-184, abr. 1999.

TORLONI,Hilário.Estudo de problemas brasileiros. 20. ed. SãoPaulo:Pioneira,1990.

TORRES, German. Dimensiones en el proceso de transformación del espacio papeano (1850-1890).Disponívelem:. Acessoem:5/5/2006.

VESENTINI,JoséWilliam.A capital da geopolítica.SãoPaulo:Ática,1986.

XAVIER,Marcos.Ossistemasdeengenhariaeatecnicizaçãodoterritório.Oexemplodarederodoviáriabrasileira.In:SANTOS,Milton;SILVEIRA,MariaLaura.O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.2.ed.RiodeJaneiro/SãoPaulo:Record,2001.

ZALDUENDO,Eduardo.Libras y rieles.BuenosAires:ElColoquio,1973.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v14i0.9873