REVIVENDO BRASÍLIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE FOTOGRAFIAS AÉREAS HISTÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v61i1.97242Palavras-chave:
Fotogrametria aérea histórica, Visão Computacional, Estruturas de Movimento, Distrito Federal do Brasil, Dinâmica de ocupaçãoResumo
Este estudo propõe um método otimizado para o processamento e a recuperação de dados digitais a partir de fotografias aéreas da década de 1950, referentes à área do Plano Piloto de Brasília. Em contextos similares, os parâmetros de orientação interna podem não estar disponíveis, e os de orientação externa precisam ser obtidos por métodos não convencionais, visto que a identificação e localização de pontos de controle no campo tornam-se inviáveis em paisagens substancialmente modificadas. Contudo, os avanços em técnicas de visão computacional, incorporados em softwares fotogramétricos modernos, como o Agisoft Metashape, proporcionam uma alternativa eficaz para o mapeamento de fotografias aéreas analógicas antigas. O software processou com sucesso 156 fotografias aéreas, utilizando 17 pontos de controle, que resultou na obtenção de uma ortoimagem e de um modelo digital de superfície históricos, com precisão de média escala. O modelo gerado permitiu a identificação acurada de elementos como cobertura vegetal, uso do solo e características do terreno, contribuindo com informações valiosas para a análise da dinâmica de ocupação da área em estudo. O método proposto demonstra elevado potencial para replicação em casos similares, constituindo uma abordagem robusta para o processamento de imagens aéreas históricas.
Referências
COGLIATI, M. et al. EXTRACTION of DEMS and ORTHOIMAGES from ARCHIVE AERIAL IMAGERY to SUPPORT PROJECT PLANNING in CIVIL ENGINEERING. ISPRS Annals of the Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences. Anais...2017.
DA SILVA, D. C. Evolução da Fotogrametria no Brasil. Revista Brasileira de Geomática, v. 3, n. 2, 2015.
DCT/DSG – Departamento de Ciência e Tecnologia/Diretoria de Serviço Geográfico. Norma da especificação técnica para controle de qualidade de dados geoespaciais – ET-CQDG. 1a. Edição. Brasília, 2016.
CE/DCT/DSG – Comando do Exército/Departamento de Ciência e Tecnologia/Diretoria de Serviço Geográfico. Especificações Técnicas para a Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais da Força Terrestre – ET-ADGV Defesa FT. 2a. Edição. Brasília, 2016.
GOMEZ, C.; HAYAKAWA, Y.; OBANAWA, H. A study of Japanese landscapes using structure from motion derived DSMs and DEMs based on historical aerial photographs: New opportunities for vegetation monitoring and diachronic geomorphology. Geomorpholo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.