A GEOGRAFIA E A ARTE NO PROCESSO DE AUTOCONSCIÊNCIA DA HUMANIDADE: PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA A CONSTRUÇÃO DAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v46i1.58127Palavras-chave:
Geografia, Arte, Ensino, Instalação Geográfica.Resumo
O trabalho proposto versa sobre o ensino, a arte e a geografia e como a filosofia de Hegel e Lukács como precursores da estética podem contribuir com a Geografia. Hegel em sua obra fenomenologia do espirito na análise da estética concebe a arte como produtos humanos, já para Lukács na sua leitura entende que a arte promove a elevação da consciência da humanidade. Assim sendo, inserimos a geografia e a arte na formação de professores, tendo como metodologia para a relação de ensino e aprendizagem as instalações geográficas, essas pautadas sobre o aporte teórico desses dois autores entre outros. A proposta desse ensaio teórico/prático é de mostrar como a arte e a geografia por meio desses teóricos pode trazer ao professor e aluno uma ressignificação dos conteúdos da geografia cooperando na transformação sala de aula.
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