DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS SOROTIPOS DE DENGUE E FLUXOS INTERMUNICIPAIS NO PARANÁ

Autores

  • Thiago Kich Fogaça
  • Francisco Mendonça Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v46i2.54709

Palavras-chave:

dengue, circulação viral, epidemias, Paraná.

Resumo

Atualmente, todos os tipos de dengue estão presentes no Brasil. No Paraná, nos últimos quatro anos, os vírus encontrados foram DEN-1, DEN-2 E DEN-4, marcados por períodos de maior ou menor influência. Os registros da doença também oscilam, de acordo com a região, devido a aspectos socioambientais, e da soroprevalência do vírus. Este trabalho busca identificar como ocorreu a circulação dos vírus da dengue nos últimos anos e cruzar com as informações de fluxo de pessoas pelo estado do Paraná. Para isso, foram utilizados dados extraídos do SINAM, para os casos de dengue e, para os de fluxos de pessoas, os dados do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do estado do Paraná), que foram filtrados e utilizados na confecção de mapas temáticos. Os resultados indicam que existe a predominância de alguns vírus em regiões que, principalmente exercem influência econômica sobre as cidades menores, e que alguns locais podem ser considerados endêmicos, por sempre apresentarem a doença. Identificou-se também que o tipo DEN-3 encontra-se em soroprevalência na região. Porém, devido ao banco de dados falho e pouca prática de isolamento viral da dengue, não foi possível estimar a relação entre o tipo de vírus e intensidade de casos no Estado.

Referências

AQUINO JÚNIOR, J. A dengue na área urbana continua de Maringá/PR: Uma abordagem socioambiental da epidemia de 2006/2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Dengue instruções para pessoal de combate ao vetor: manual de normas técnicas. - 3. ed., rev. - Brasília : Fundação Nacional de Saúde, 2001.

DER. Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná. Disponível em: <http://www.der.pr.gov.br/> (Dados informados por e-mail). 2014.

FOGAÇA, T.K. Dengue: circulação viral e a epidemia de Paranavaí/PR 2013. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFPR, 2015.

MENDONÇA, F.; PAULA, E. V.; OLIVEIRA, M. M. F. Aspectos Sócio-Ambientais da Expansão da Dengue no Paraná. In: Pedro Jacobi; Lúcia da Costa Ferreira. (Org.). Diálogos em ambiente e sociedade no Brasil. São Paulo: Annablume, 2006.

PAULA, E. V. Evolução espaço-temporal da dengue e variação termo-pluviométrica no Paraná: uma abordagem geográfica. RA EGA (UFPR), Curitiba, v. 10, p. 33-48, 2005.

OLIVEIRA, M. M. F. A dengue em Curitiba/PR: Uma abordagem climatológica do episódio de março/abril – 2002. In: R. RA´E GA, Curitiba, n. 8, Ed. UFPR, p. 45-54, 2004.

SESA, Secretaria de Estado da Saúde – Paraná. Sala de Situação da Dengue. Boletim da dengue. Disponível em: <http://www.dengue.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php? conteudo=3> Acesso: 09/2015.

SINAN. Sistema de Informação de Agravos de Notificação. 2013. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/sinanweb/>.

Publicado

2019-06-09

Como Citar

Fogaça, T. K., & Mendonça, F. (2019). DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS SOROTIPOS DE DENGUE E FLUXOS INTERMUNICIPAIS NO PARANÁ. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 46(2), 101–115. https://doi.org/10.5380/raega.v46i2.54709

Edição

Seção

Artigos