Open Journal Systems

PAISAGEM CULTURAL E ESPAÇOS DE REPRESENTAÇÃO DA COLÔNIA ÁGUA BRANCA,MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS DO SUL/PR

Liliane Monfardini Fernandes Lucena

Resumo


Os estudos sobre a temática da Paisagem Cultural têm sido retomados desde o final da década de 1970, a partir de uma releitura de sua concepção possibilitada pelo desenvolvimento da Geografia Humanista, a Geografia das Representações e o pensamento fenomenológico. Este amadurecimento conceitual foi imprescindível para sua revalorização no campo acadêmico e aplicação nas políticas públicas.   Destaca-se nesta pesquisa a associação deste tema ao patrimônio cultural, pelos órgãos internacionais e nacionais, o que proporcionou ainda mais sua popularização, como a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que criaram um instrumento de preservação denominado “Paisagem Cultural”. Partindo da tese de que a paisagem cultural deve ter a dimensão do mundo vivido dos seus moradores, propõe-se o desenvolvimento de uma metodologia que evidencie a duplicidade de sentido que a paisagem porta. A proposta está embasada em Henri Lefebvre, na tríade - práticas espaciais/espaços de representação/ representações do espaço e o objeto de estudo para aplicação desta metodologia foi a colônia agrícola Água Branca, situada no município de São Mateus do Sul/ PR. Desta forma, acredita-se que a Paisagem Cultural como espaço vivido converge para a compreensão tanto na perspectiva teórica da Geografia das Representações como na perspectiva aplicada, aos órgãos de preservação histórica e cultural.


Palavras-chave


Espaço vivido; Patrimônio Histórico e Cultural; Imigração europeia; Geografia.

Texto completo:

ARTIGO AUTORIZAÇÃO

Referências


ALMEIDA, M. G. Territórios de quilombolas: pelos vãos e serras dos Kalunga de Goiás - patrimônio e biodiversidade de sujeitos do Cerrado. Revista Eletrônica Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 36-63, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2015.

GIL FILHO, S. F. Geografia Cultural: estrutura e primado das representações. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 19-20, p. 51-59, 2005. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2015.

______. Espaço de representação: uma categoria chave para a análise cultural em geografia. [on line]. 2003.

Disponível em: . Acesso em: 14 fev. 2015.

LEFEBVRE, H. La production de l’espace. Paris: Ed. Antropos, 1974.

______. La presencia y la ausencia. Contribución a la teoría de las representaciones. México: Fondo de Cultura Económica,1983. Obra republicada pelo FCE, em 2006 [1980].

______. Critique of Everyday Life: Introduction. UK: London; USA: New York: Verso, 1991a [1968]. v. I.

______. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática. 1991b [1968].

LUCHIARI, M. T. D. P. A (re)significação da Paisagem no período contemporâneo. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.). Paisagem, Imaginário e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 9-27.

NAME, L. O conceito de paisagem na Geografia e sua relação com a cultura. Revista GeoTextos, v. 6, n. 2, p.163-186, dez. 2010.

RIBEIRO, R. W. Paisagem Cultural e Patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN/COPEDOC, 2007.

SOJA, E. W. Thirdspace: journeys to Los Angeles and other real-and-imagined places. Massachussett, USA: Blackwell Publishing, 1996.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v40i0.45164