EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA, PERCEPÇÃO E CULTURA: UMA ABORDAGEM DIALÉTICA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM BAIRROS POPULARES DE SALVADOR-BAHIA

Autores

  • Angelo SERPA

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v8i0.3380

Palavras-chave:

Bairro, identidade cultural, manifestações culturais, Neighborhood, cultural identity, cultural manifestations.

Resumo

Neste artigo, busca-se analisar os processos culturais de três bairros populares de Salvador, Bahia. Especial atenção é dada à análise do papel da cultura na vida social dos moradores, baseando-se em contribuições de Walter Benjamin, Hannah Arendt, Jürgen Habermas e Pierrre Bourdieu assim como em entrevistas estruturadas realizadas com residentes dos bairros. As manifestações culturais foram analisadas como proposto por Denis Cosgrove (que as classifica como dominantes, residuais, emergentes ou excluídas), a fim de explicitar as diferentes formas de manifestação da cultura popular ainda presentes nos bairros estudados, enfatizando, na análise, o confronto entre cultura popular e cultura oficial. Os resultados mostram que os bairros populares transformamse em microcosmos, com suas manifestações culturais e práticas sociais próprias, que representam muitos interesses (políticos, comerciais, promocionais, etc.), restando, como diferencial, os interesses das associações de bairro, que realizam atividades culturais em prol da preservação e manutenção de sua tradição e identidade.

Cognitive experience and immediate apprehension, perception and culture: a dialectical approach of cultural markers at popular neighborhoods in the suburb of Salvador municipality, Bahia State

Abstract

This article explores the analysis of cultural processes at three neighborhoods in the suburb of Salvador, Bahia. Consideration is given to the role of culture in inhabitants social life on the basis of the contributions made by Walter Benjamin, Hannah Arendt, Jürgen Habermas and Pierrre Bourdieu as well as of structured interviews accomplished with residents of the suburb of Salvador. The cultural manifestations were examined as proposed by Denis Cosgrove (classified as dominant, residual, emergent or excluded) to bring forth new information about the different types of popular culture and to emphasize the confrontation between popular and official culture. The results have shown that neighborhoods become microcosms with their own cultural manifestations and social rules, that represent many interests (political, commercial, promotion, etc.), remaining, as a differential, the interests of the neighborhood associations, that accomplish cultural activities on behalf of the preservation and maintenance of their tradition and identity.

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Como Citar

SERPA, A. (2004). EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA, PERCEPÇÃO E CULTURA: UMA ABORDAGEM DIALÉTICA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM BAIRROS POPULARES DE SALVADOR-BAHIA. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 8. https://doi.org/10.5380/raega.v8i0.3380

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