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Sensibilização ambiental: um diagnóstico na bacia hidrográfica do Rio Belém, Curitiba-PR, a partir da percepção de alunos do ensino fundamental

Luciana Luciane Blum VESTENA

Resumo



O presente estudo teve como objetivo principal avaliar o nível
de sensibilização ambiental de alunos do ensino fundamental,
especificamente das 3ª e 4ª séries, de escolas públicas
e privadas, situadas na bacia hidrográfica do rio Belém, o
qual atravessa uma área intensamente urbanizada do município
de Curitiba, no estado do Paraná, apresentando um elevado
grau de degradação ambiental. A partir dessa avaliação
fez-se uma análise sobre o nível de conhecimento e da percepção
desses alunos quanto às condições ambientais do rio
Belém, considerando-se as metodologias empregadas pelos
professores na prática da Educação Ambiental neste nível de
ensino. As escolas escolhidas localizam-se nas proximidades
do curso superior do Rio Belém, abrangendo um universo de
156 alunos das 3ª e 4ª séries e 25 professores destes, e envolveram
o Colégio Marista Santa Maria, da rede particular de
ensino, a Escola Estadual São Francisco de Assis e o Colégio
Estadual Ernani Vidal, da rede pública estadual, além da Escola
Municipal Mirazinha Braga da rede pública municipal de
ensino. A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa
de LÜDKE e ANDRÉ (1986), com análise dos conteúdos
dos dados de acordo com BARDIN (1977) e PIAGET (1977; 1978).
A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação de questionários
com questões abertas e um mapa mental aos alunos e
a realização de entrevista com professores das 3ª e 4ª séries
pesquisadas. Os resultados obtidos mostram que grande número
de alunos das 3ª e 4ª séries apresenta pouca
sensibilização ambiental, apesar de a grande maioria conhecer
o rio Belém, embora alguns desconheçam o seu nome. As
metodologias empregadas pelos professores na prática da
Educação Ambiental não estão alcançando seus objetivos propostos.
Os meios de atualização em Educação Ambiental e os
recursos didáticos utilizados pelos professores são os mesmos
- a televisão, revistas e jornais.


Palavras-chave


Sensibilidade ambiental; educação ambiental; percepção.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v7i0.3360