TURISMO, TRANSPORTES E REGIONALIZAÇÃO: CONSIDERAÇOES GEOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v26i0.30162Palavras-chave:
regionalização, turismo, transportes, geografia do turismo, regionalização do turismo.Resumo
Esse artigo se propõe a colaborar na importante discussão sobre regionalização com ênfase no turismo e nos transportes, refletindo sobre o desenvolvimento regional. Realizou-se uma discussão sobre região (regionalização), conceito cerne da geografia de modo a explicitar e reconhecer o tema transportes e turismo como objetos da ciência geográfica diante de suas interferências no território e reflexos no espaço geográfico. Destacou-se também a importante relação entre o turismo e o espaço geográfico na qual o turismo consome o espaço e os seus elementos de modo a imprimir mudanças no território, como do uso e da instalação de equipamentos públicos. A importância dessa discussão está em contribuir para pesquisas desde a clássica geografia regional até a geografia dos transportes e geografia do turismo. Pesquisas sobre esta temática são importantes ao poder público nos diferentes níveis de planejamento para implementar as políticas públicas regionais.
Referências
ARRILLAGA, J. I. Introdução ao turismo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BENI, M. Globalização do turismo -Importância econômica e social: a realidade brasileira. São Paulo: Aleph, 2001.
BRASIL. Ministério do Turismo. Programa de regionalização do turismo: Diretrizes Políticas. 2004. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br>. Acessado em: 09de janeirode 2010.
BRASIL. Ministério do Turismo. Segmentação do turismo –marcos conceituais. 2004. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br>. Acessado em: 11de janeirode 2010.
BRASIL. Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ministério dos Transportes.Disponível em: <http://www.antt.gov.br>. Acesso em: 07 de janeiro de 2010.
CAPEL, Horácio. Filosofia y ciência em La geografia contemporânea. Barcelona: Barcanova, 1985
CARLOS, Ana Fani A. O lugar no/do Mundo. São Paulo: Hucitec, 1996 apud
CRUZ, R. C.A. O turismo e suas ambigüidades. In: CRUZ, R. C. A. Geografia do Turismo: de lugares a pseudo-lugares. São Paulo: Roca, 2007.
CORIOLANO, Luzia Neide M. T. Do local ao global: o turismo litorâneo cearense. Campinas: Papirus, 1998.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1995.CORREA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1991.
CRUZ, R. C. A. Geografia do Turismo:de lugares a pseudo-lugares. São Paulo: Roca, 2007.
CRUZ, R. C. A. Introdução a Geografia do Turismo. Rio de Janeiro: Roca, 2003.
CRUZ, R. C. A.Política de Turismo e Território.São Paulo: Contexto, 2000.EMBRATUR. Programa de regionalização do turismo, roteiros do Brasil. 2007. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/portalmtur/opencms/regionalizacao/modulos/documentos/arquivos/download_documentos.html. Acessado em: 07 de janeiro de 2010.
FARIA, Sérgio F. S. Fragmentos da História dos Transportes. São Paulo: Aduaneiras, 2001.
GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo César da Costa; CORREA, Roberto Lobato. Geografia:conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1995.
HARA, Celso Minoru. Logística: armazenagem, distribuição e trade marketing. Campinas: Alínea, 2005.
KEEDI, Samir; MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior.2a. ed –São Paulo: Aduaneiras, 2000.
KEEDI, Samir. Logística de transporte internacional: veículo prático de competitividade. São Paulo: Aduaneiras, 2004.
KRIPPENDORF, J. Sociologia do Turismo:para uma compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: Edusp, 1999
LENCIONI, Sandra. Região e Geografia: A noção de região no pensamento geográfico. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999 b.
LIMA, Ana Maria; ZOTES, Luis Pérez. O Balanço Social como instrumento de monitoramento da atividade turística no Brasil.2008.In: VII SIMPOSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. Disponível em: < http://www.aedb.br/seget/artigos06/893_Artigo%20SEGET.pdf>.MORAES, Antonio Carlos Robert. A gênese da geografia moderna. São Paulo: Hucitec: Annablume, 2002.
NATAL, Jorge Alves. Transportes, território e desenvolvimento econômico: uma contribuição à crítica da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Papel Virtual, 2003.
RODRIGUES, Adyr B. Turismo e geografia: reflexõesteóricas e enfoques regionais. 3ª edição. São Paulo: Hucitec, 2001.
RODRIGUES, Adyr B. Desafios para os estudiosos do turismo. In: RODRIGUES, Adyr B. (org.). Turismo e Geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: Hucitec, 2001.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2004.
SESSA, Alberto. Turismo e política de desenvolvimento. Porto Alegre: Uniontur, 1983.
SILVA, Moacir. M. F. Geografia dos transportes no Brasil.Rio de Janeiro: IBGE, 1949.
SILVEIRA, M. A. T. As políticas públicas e a nova configuração territorial do turismo no Brasil. In: SOUZA, M. J. (org.) Políticas públicas e o lugar do turismo. Brasília: UnB; Departamento de Geografia; MMA, p. 39-51, 2002.
TRIGUEIRO, Carlos Meira. Marketing & turismo: como administrar o marketing turístico para uma localidade. Rio de Janeiro: Qualitymarket, 2001
URRY, J. The tourism gaze. London: Sage, 2000.
YÁZIGI; CARLOS; CRUZ, (orgs) Turismo: espaço, paisagem e cultura. São Paulo: Hucitec, 1999.YÁZIGI, E. Turismo: uma esperança condicional. São Paulo: Global, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.