Open Journal Systems

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM ÁREAS URBANAS - O CASO DO PARQUE CINTURÃO VERDE DE CIANORTE – MÓDULO MANDHUY

Nadir Leandro de SOUZA

Resumo


Com a finalidade de avaliar a relação dos frequentadores de espaços de preservação como unidades de conservação em espaço urbano, este trabalho usa como foco de análise a relação dos usuários do Módulo Mandhuy, parte constituinte do Parque Cinturão Verde de Cianorte/Paraná. Dessa forma realizou-se um estudo através de questionários aplicados a usuários do Módulo Mandhuy e subsídios teóricos que possam fundamentar a pesquisa no sentido de averiguar como o cidadão urbano muitas vezes privado de espaços públicos para lazer percebe e apropria-se de espaços onde o uso é limitado. Os resultados obtidos permitem afirmar que a relação entre usuários e área protegida em espaço urbano é conflitante tendo em vista o desconhecimento, por parte dos usuários, das finalidades de existência dessas áreas, que no momento da sua constituição não acomodou as necessidades das comunidades urbanas que as cercam.

Palavras-chave


unidades de conservação; conflitos de interesse em áreas preservadas; espaços públicos para lazer; áreas verdes urbanas

Texto completo:

PDF

Referências


BALLAROTTI, L. Análise das Condições ambientais do Parque Arthur Thomas e sua importância para a população de Londrina –PR.Dissertação (Mestrado em Geociências) –Universidade Estadual de Londrina,Londrina. 2005.

BIONDE, D.; MÓRMUL, M. L. Parques Urbanos de Curitiba/PR –qual a Preferência de seus usuários?.IN: VII ENPEA –Encontro Nacional de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.Belo Horizonte. 2004. Disponível em: .Acesso em 04 ago. 2008.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. SNUC -Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Brasília: MMA, 2000.

BRITO, A.G. O Cerco à natureza: osimbolismo e as conflitantes formas de apropriação presentes no Morro Anhangava –Quatro Barras –Paraná. Monografiade conclusão de curso.Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

CATTANEO, D.Identidade Territorial em Unidades de Conservação: ponto de apoio para uma análise epistemológica da questão ambiental. Dissertação(Mestradoem Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,2004.

DE ANGELIS, B.L.D. A praça no contexto das cidades –o caso de Maringá/PR. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo –USP. São Paulo. 2000.

DELGADO-MENDEZ, Jesus Manuel. Proteção de Áreas Naturais e Desenvolvimento Social: Percepções de um conflito na gestão de Unidades de Conservação de Proteção Integral.204 f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo –Escola Superior de Agricultura “Luiz de Quieroz”. Piracicaba. São Paulo. 2008.

FEIBER, S.D. Áreas Verdes Urbanas Imagem e Uso –o caso do Passeio Público de Curitiba –PR. Curitiba. RA‟E GA. nº 8, p. 93-105, 2004.Disponível em: .Acesso 22 de fev. 2009.

FERREIRA, A.Efeitos Positivos gerados pelos parques urbanos –O caso do Passeio Públicodo Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro,2005.

GUZZO, P. Áreas Verdes Urbanas.Programas Pró-ciências –áreas verdes. 2004. p.2.Disponível em: . Acesso em 22 mar. 2009.

HARDT, L. P. A.; HARDT, C. Reflexões sobre políticas ambientais e urbanas no âmbito do planejamento e gestão de unidades de conservação. p. 111 -115. In. ORTH, D; DEBETIR, E.(orgs). Unidades de conservação –gestão e conflitos. Florianópolis: Insular,2007.

LOBODA, C. R. Estudo dasÁreas Verdes urbanas de Guarapuava –PR. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2003.

LOBODA, C.R; DE ANGELIS, B.L.D.Áreas Verdes Públicas: Conceitos, Usos e Funções.Ambiência, Guarapuava. v.1, n. 1 p. 125-139, 2005. Disponível em: http://www.unicentro.br/editora/revistas.Acesso 01 jan. 2008.

MILANO, M.S.(org.) –Unidades de conservação: atualidades e tendências. Curitiba. Fundação o Boticário de Proteção à Natureza, 2002.

OLIVEIRA, Ivone Adelina. Gestão de conflitos em parques: estudo de caso do entorno nordeste do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.269 f. Tese. (Doutorado em Engenharia da Produção) –Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, UFSC, Florianópolis, 2005.

OLIVEIRA, T. M. V. Amostragem não Probabilística: Adequação de Situações para uso e Limitações de amostras por Conveniência, Julgamento e Quotas.Revista Administração On Line. São Paulo. v.2 nº 3, jul/ago/set. 2001.Disponível em: . Acesso 26 fev. 2009.

PAIVA, H. N; GONÇALVES, W. Florestas Urbanas: planejamento para melhoria da qualidade de vida. Viçosa. Aprenda Fácil, 2002. PIMENTEL, Douglas de Souza. Os “Parques de papel” e o papel social dos parques. 251 f.Tese de Doutorado. Universidades de São Paulo –Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. São Paulo. 2008.

PORFIRIO et al. Formas de Interação de três bairros periféricos com o Parque Municipal das Mangabeiras, Belo Horizonte/MG. Árvore, Viçosa-MG, v.30, n.6, p.1033-1038, 2006. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?. Acesso 9 de julhode 2011.

RIBEIRO, W.C. Entre Prometeu e Pandora –sociedade e natureza no inicio do século XXI. P. 323 –334. . In:CARLOS, A.F.A.; LEMOS, A.I.G.(orgs). Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo. Contexto. 2003.

ROCHA, S.A.A valorização da paisagem natural protegida em área urbana: Parque Municipal do Finder, Joinville (SC),Dissertação (Mestradoem Geografia), Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis, 2006.

SCARLATO, F.C; PONTIN, J. l. A. O ambiente urbano. São Paulo:Atual, 1999.Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cianorte. Plano de Manejo. Cianorte,1994.

______________________Planode Manejo.Cianorte, 2008.

SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

SILVA, M.J.L; EGLER, I. O Estudo da percepção em espaços urbanos preservados. IN: I Encontro –ANPPAS -Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambientee Sociedade. Indaiatuba. 2002. Disponível em: www.anappas.org.br/encontroanual. Acesso em 12 de julho2011.

SPÓSITO, M.E.B.O embate entre as questões ambientais e sociais no urbano. p. 295 –298. IN: CARLOS, A.F.A.; LEMOS, A.I.G.(orgs). Dilemas Urbanos: novas abordagens sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v23i0.24891