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TENDÊNCIA(S) DAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Gilmar Alves TRINDADE

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de um estudo acerca das monografias para conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia da UESC/BA, entre 1997 e 2004. Objetivamente a realização da pesquisa apontou os seguintes resultados: a maior parte das monografias produzidas pelos graduandos em Geografia insere-se mais nos domínios do bacharelado que da licenciatura; as questões teórico-metodológicas próprias da Geografia são negligenciadas pela maior parte dos autores dos trabalhos; há inconsistência na aplicação dos conceitos básicos da Geografia (espaço, território, paisagem, região e lugar) e a representação cartográfica pode ser considerada insuficiente na maior parte dos trabalhos. Tais resultados indicam que o curso de Geografia precisa programar urgentemente algumas ações a fim de corrigir esses problemas, na medida em que se constatou que entre os trabalhos monográficos apresentados naquele período 76% deles têm feição de bacharelado, apesar de produzidos em um curso de licenciatura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v20i0.20618