TENDÊNCIA(S) DAS MONOGRAFIAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v20i0.20618Abstract
Este artigo apresenta os resultados de um estudo acerca das monografias para conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia da UESC/BA, entre 1997 e 2004. Objetivamente a realização da pesquisa apontou os seguintes resultados: a maior parte das monografias produzidas pelos graduandos em Geografia insere-se mais nos domínios do bacharelado que da licenciatura; as questões teórico-metodológicas próprias da Geografia são negligenciadas pela maior parte dos autores dos trabalhos; há inconsistência na aplicação dos conceitos básicos da Geografia (espaço, território, paisagem, região e lugar) e a representação cartográfica pode ser considerada insuficiente na maior parte dos trabalhos. Tais resultados indicam que o curso de Geografia precisa programar urgentemente algumas ações a fim de corrigir esses problemas, na medida em que se constatou que entre os trabalhos monográficos apresentados naquele período 76% deles têm feição de bacharelado, apesar de produzidos em um curso de licenciatura.
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