Amazônia: questão regional, nacional e global
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v3i0.18227Palavras-chave:
reestruturação econômica, planejamento ambiental, modelo de desenvolvimentoResumo
Este artigo visa fazer uma reflexão a respeito da conversão da Amazônia em uma questão de caráter regional, nacional e sobretudo global. As bases do alicerce desta reflexão são o processo de reestruturação econômica mundial, as mudanças nas políticas territoriais do Estado Nacional, as formas e os novos mecanismos de inserção da região. Assim, o artigo está organizado em duas partes, a primeira abrangendo uma apreciação de como os elementos da reestruturação económica em curso interfere nas políticas, provocam movimentos contraditórios que em determinados momentos resultam em avanços ou em outros recuos. A segunda parte tratará das vantagens que a região pode se servir quando da elaboração de suas políticas públicas para ser competitiva neste contexto internacional, destacando como experiências de articulação internacional nascidas à época da Conferência do Rio se territorializaram em programas e projetos de conservação. As considerações finais indagam tanto acerca da capacidade do Estado em assumir, no momento atual, um papel de indutor, normativo e regulador, como de formas de identificação e construção de modelos de inserção nacio- nal e global da Amazônia.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o ARTIGO submetido é INÉDITO, ORIGINAL e de MINHA RESPONSABILIDADE. Declaro que o artigo não foi submetido ou está em avaliação em outra revista/periódico.
Estou ciente dos itens presentes na LEI Nº 9.610/98 (DIREITOS AUTORAIS) e me responsabilizo por quaisquer problemas relacionados a PLÁGIO.
Estou ciente de que o artigo submetido poderá ser removido da Revista, caso se observe A QUALQUER TEMPO que ele se encontra publicado integralmente ou em parte em outro PERIÓDICO científico.
Declaro, COMO PRIMEIRO AUTOR, que os demais autores do trabalho estão cientes desta submissão e de que NÃO receberão qualquer tipo de remuneração pela divulgação do trabalho.
Como primeiro autor, autorizo, de antemão, a RA’E GA - O Espaço Geográfico em Análise(ISSN 2177-2738), a publicar o artigo, caso aceito.